Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A OpelOpelAlemanha, 1863 > presente85 modelos
5151 fotografias
8 vídeos
revelou as primeiras imagens e informações sobre a quinta geração do modelo mais vendido da marca germânica: o CorsaOpel CorsaAlemanha, 1982 > 20065 gerações
327 versões
500 fotografias
1 video
. A nova geração do modelo tem estreia mundial agendada para o Salão Automóvel de Paris, em outubro.
O novo Corsa destaca-se pela melhor performance, graças a melhorias ao nível do desempenho do chassis, do motor e da transmissão. Uma das novidades é a introdução do novo motor a gasolina de três cilindros 1.0 Turbo de injeção direta. O veículo recebe uma nova suspensão e a direção foi optimizada para elevar os níveis de conforto e comportamento dinâmico do novo Corsa. O interior foi totalmente remodelado, melhorando ao nível de qualidade e de espaço, para além de oferecer tecnologia moderna como o dispositivo de infoentretenimento IntelliLink e vários sistemas de apoio à condução.
“O Corsa foi sempre um sucesso, especialmente pelas linhas e pela utilização eficiente do espaço em dimensões tão compactas», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann. «Este é um fator decisivo na longevidade do êxito do nosso modelo. Obviamente, na nova geração mantemos esse lado apelativo. Graças a muitas novas tecnologias, também oferecemos uma fantástica experiência de condução, que eleva padrões nesta classe de automóveis. A quinta geração do Corsa vai ter muitas surpresas.”
Nesta quinta geração a Opel mantém oferta do Corsa nas variantes cinco e três portas e uma das características pela qual o modelo é mais conhecido, o aproveitamento de espaço. Em termos de design a frente do novo Corsa destaca-se pela grelha proeminente e grupos ópticos desenhados, com vários pormenores, incluindo a assinatura de ‘asa’ bem visível nas luzes diurnas LED. Na secção traseira possui linhas que acentuam visualmente a largura do automóvel, para o que contribuem os grupos óticos orientados na horizontal.
No desenvolvimento do novo Corsa os engenheiros da Opel tiveram como principal objetivo dar à condução do modelo características e comportamentos encontrados em modelos de segmentos superiores. A nova suspensão e a nova direção são o resultado principal dessa estratégia. A suspensão não utiliza qualquer componente do Corsa atual. A estabilidade em reta e em curva foi melhorada graças a um centro de gravidade mais baixo em 5 mm, ao sub-chassis mais rígido e à nova geometria da suspensão. O comportamento em estrada, a precisão da direção e as características de subviragem melhoraram em toda a linha face à geração anterior. Uma melhoria no amortecimento permite filtrar e absorver melhor as irregularidades da estrada.
A par da nova configuração mecânica da direção, os técnicos criaram um novo ‘software’ para o sistema de assistência elétrica. Uma novidade é o modo ‘City’, acionado através de um botão no ‘tablier’, que reduz o esforço que o condutor tem de aplicar no volante quando circula a baixa velocidade ou efetua manobras. Tal como no atual Corsa, o chassis poderá ter duas configurações: Comfort e Sport. A opção Sport terá molas e amortecedores mais ‘duros’, bem como uma geometria e calibração de direção diferentes, assegurando resposta mais direta.
Uma das grandes novidades da quinta geração Corsa é o novo motor 1.0 Turbo de três cilindros, com injeção direta de gasolina. Com construção em alumínio, este motor compacto cumpre a norma de emissões Euro 6 e estará disponível em dois níveis de potência: 90cv e 115cv. Em ambas as variantes sobressai a resposta a baixas rotações graças aos 170Nm de binário máximo disponível logo às 1800 rotações. O sistema Start/Stop está equipado de série.
A gama de motores incluirá ainda um novo 1.4 Turbo com 100cv de potência e 200Nm de binário máximo, além de novas evoluções dos 1.2 e 1.4 ‘atmosféricos’. A opção turbodiesel será constituída pelo 1.3 CDTI, disponível nas versões de 75cv e 95cv. Ambas as variantes a gasóleo foram totalmente revistas e incluem evoluções significativas e passaram a cumprir a norma de emissões Euro 6. No lançamento, a versão Corsa mais económica, com 95 cv, caixa manual de cinco velocidades e Start/Stop, vai emitir apenas 89g/km de CO2. Na primavera de 2015 surgirão outras versões de baixas emissões.
Há ainda a referir a introdução de novas transmissões na gama do Corsa. Ambas as versões do 1.0 Turbo de injeção direta serão combinadas com uma caixa manual de seis velocidades, totalmente nova e extremamente compacta. Também vai fazer parte da gama a mais recente caixa automática de seis velocidades e uma nova caixa manual robotizada Easytronic 3.0.
A nova geração Corsa oferece uma série de sistemas de assistência à condução, que incluem os faróis bi-xénon direcionais, o alerta de ângulo morto e a câmara Opel Eye - com reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa, comutação automática médios/máximos, indicação de distância para o veículo da frente e alerta de colisão iminente. O novo Corsa disponibiliza igualmente um sistema de monitorização permanente de pressão de pneus.
A quinta geração do Corsa vai estar ainda disponível com o novo sistema Advanced Park Assist, capaz de comandar automaticamente a direção nas manobras de estacionamento, e com a câmara traseira e a assistência ao arranque em planos inclinados.
EnciclopédiaOpelCorsa |