A Opel prepara-se para apresentar no Salão Automóvel de Genebra, em março, o Mokka X, uma versão do SUV com novas linhas no exterior, habitáculo completamente renovado e um sistema de informação e entretenimento de nova geração. A par da nova geração de motores turbodiesel 1.6 CDTI, o Mokka X vai alargar o leque de motorizações a gasolina ao integrar o mais recente 1.4 Turbo da Opel, com injeção direta, que estará associado a transmissão automática com Start/Stop e a um sistema de quatro rodas motrizes.
O Mokka X estreia uma nova designação da Opel para uma futura gama de automóveis SUV em que o ‘X’ pretende sublinhar um carácter mais aventureiro face aos restantes modelos mais convencionais.
As novas linhas e superfícies do Mokka X são mais suaves comparativamente ao
Mokka e têm menos aplicações de plástico. As linhas de perfil dão volume aos flancos do SUV, dando ao veículo uma imagem atlética.
O interior foi totalmente redesenhado e inspirado no do
novo Astra. Tem uma aparência mais simples mas simultaneamente mais sofisticado. A consola central foi desenhada em torno do grande ecrã tátil de oito polegadas que controla a mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento da Opel. Tem um design mais minimalista com menos botões, já que grande parte dos comandos estão agora acessíveis no ecrã tátil.
Com a chegada do novo Mokka X é também a oportunidade de alargar o leque de opções de motores a gasolina com o 1.4 Turbo com injeção direta, que estreou no Astra há poucos meses. Este motor vai estar disponível no Mokka X em combinação com uma caixa automática de seis velocidades com Start/Stop, e tração adaptativa às quatro rodas. Os valores preliminares apontam para 152 cv de potência e consumo médio de 6,6 l/100 (emissões de 154 g/km).
Outra das inovações do Mokka X é a presença da tecnologia dos faróis Adaptive Forward Lighting (AFL) de LED. O novo sistema adapta os diferentes padrões de feixes luminosos às condições em que o automóvel está a ser utilizado. Desta forma, fica garantida a melhor iluminação sem encandear os outros utilizadores da via. O AFL de LED da Opel possui um total de nove funções/padrões diferentes de luz para situações tão diversas como circulação em cidade, em estrada nacional e em autoestrada, para além de iluminação de curva e cruzamento, marcha-atrás e sinalização quando parado.
O Mokka X está também equipado com a nova câmara dianteira OpelEye, que tem maior resolução e capacidade acrescida de processamento de imagens, com resultados determinantes na precisão de todas as funções que suporta, incluindo a variação da iluminação dos faróis AFL. O Reconhecimento de Sinais de Trânsito foi apurado e inclui funcionalidades acrescidas, também graças à integração do apoio do sistema de navegação. O Indicador de Distância para o Veículo da Frente recorre à câmara para fazer uma leitura detalhada do tráfego que circula à frente do Mokka X. Recorrendo aos mesmos dados, o Alerta de Colisão Dianteira Iminente possui agora luzes LED de alerta que são projetados no para-brisas no campo de visão do condutor. O sistema de Aviso de Saída de Faixa é ativado a velocidades superiores a 60 km/h e consta de um alerta sonoro e de uma luz no tablier.