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Com base na informação recolhida de 20,000 documentos de garantia de modelos com 3 a 6 anos, produzidos por fabricantes europeus, a Warranty Direct determinou os carros usados mais fiáveis no mercado.
O vencedor de um modo geral é um modelo executivo alemão, mas uma série de carros do segmento médio e económicos também mostraram bons resultados como, por exemplo, o Skoda Fabia que vem em segundo lugar.
Se estás a considerar comprar um carro usado, esta lista dá-te algumas indicações do que é um bom investimento e também destaca os pontos fracos de cada modelo que deves conhecer.
A terceira geração do Seat Ibiza (2006-2009) abre o top 10 com uma taxa de incidência anual de 21%, ou seja, a percentagem de carros com problemas. O pedido de reembolso mais elevado registado para este modelo foi de 432.9€ e 46% dos problemas deste modelo ocorreram no eixo e suspensão.
Na nona posição está o MINI One com uma taxa de incidência de 20%. Este MINI de segunda geração é produzido desde 2007 e registrou o mais alto pedido de reembolso com 1.359€. Os problemas técnicos mais frequentes (25%) prendem-se com a transmissão.
O C3 Pluriel foi produzido de 2003 a 2010. O modelo francês vem na oitava posição com uma taxa de incidência de 19%. O ponto fraco do modelo parece ser o eixo e suspensão com 30% das queixas a originarem-se aqui. A reclamação mais elevada para este carro foi no valor de 1.945€.
Um modelo sueco vem em sétimo lugar com uma taxa de incidência de 18% no total. O Volvo S80 é fabricado desde 2006 e sua maior reclamação foi de 1.078€. A área mais problemática é a da refrigeração e aquecimento, motivando 25% de todas as queixas.
O citadino Peugeot 207 está em produção desde 2006 e assegura um sexto lugar com a sua taxa de incidência nos 17%. A maior reivindicação registada para este modelo foi de 2.510€ e o seu ponto fraco parece ser o motor, uma vez que 24% dos problemas surgem daí.
No quinto lugar está a segunda geração do Renault Scenic, com uma taxa de incidência de 17%. O carro produzido de 2003 até 2009 teve a sua mais reclamação mais elevada com um custo de 1.218€. Os maiores problemas parecem surgir do eixo e suspensão, que representam 28% de todos os pedidos de ativação de seguro.
O segundo Volvo neste top é o C70, disponível no mercado desde 2006 e com uma taxa de incidência de 16%. O sistema elétrico do carro é responsável por 41% de todos os problemas e o maior valor reclamado foi de 2.379€.
A inaugurar o top 3 encontramos o smart fortwo produzido desde 2007. O pequeno citadino tem uma taxa de incidência de apenas 15% e o maior valor reclamado foi 437€. A maioria dos problemas deste modelo surgem dos sistemas de arrefecimento e aquecimento.
O segundo lugar vai para o Skoda Fabia que convence na segunda geração (desde 2007) com uma taxa de incidência de 15% e com pedidos de reembolso muito baixos (o máximo foi de 227€). A maioria dos problemas (33%) nesse modelo surgiu no sistema elétrico.
A quarta geração do Classe E bate todos os outros concorrentes com a menor taxa de incidência de apenas 10%. O modelo alemão registou o seu pedido de reembolso mais elevado no valor de 802.7€ e a maioria dos problemas relatados surgiram na secção do eixo e suspensão.