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O BMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
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i3BMW i3Alemanha, 2011 > presente26 fotografias
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está a poucos meses de chegar aos concessionários e a BMW está a entrar em mais detalhes sobre como o carro vai ser realmente construído. Além disso, tudo indica que o i3 Coupé deverá ser o terceiro modelo da gama da sub-marca BMWi.
O i3 será o primeiro veículo da história da BMW em que toda a sustentabilidade do projeto foi pensada de antemão, tendo sido dado à sustentabilidade um peso semelhante ao de custo, peso ou qualidade.
Toda a fibra de carbono do i3 é feita através de energia 100% hidroelétrica do fornecedor da BMW em Moses Lake, Washington, nos Estados Unidos, onde a fibra de carbono para o Boeing 787 também é produzida. Em seguida a fibra é enviada para a Alemanha e moldada em painéis de carroçaria. A fábrica de Leipzig, onde a fabricação final é feita, funciona totalmente a partir de energia eólica auto-gerada. Existem quatro estações de energia eólica no campus da fábrica. O i3 também precisa de menos 70% de água para ser produzido do que outros modelos da BMW.
Produzir em massa o primeiro carro de plástico reforçado de fibra de carbono (CFRP) traz outros desafios, nomeadamente em termos de reparações. As milhares de oficinas em todo o mundo são feitas para lidar com reparação de carros com carroçarias metálicas e não de fibra de carbono. Ao desenvolver o i3, a BMW também teve de considerar como se iria proceder à reparação do i3 quando o veículo ficar inevitavelmente danificado. A marca alemã refere que os custos de reparos de carroçaria estarão em pé de igualdade com o Série 1.
A BMW também está a anunciar que o i3 será o primeiro carro produzido em massa no mundo a usar tanta quantidade de CFRP. A BMW fez saltos tecnológicos em termos de CFRP com um novo processo de colagem automatizado que reduz o tempo de tratamento significativamente. Foi também desenvolvida uma nova técnica de reciclagem de CFRP, o que significa que os resíduos podem ser reciclados para criar novos componentes.
Existe a vontade de fazer crescer a gama da BMWi depois do lançamento do i3 e do i8. O terceiro modelo da BMWi deverá ser lançado por volta de 2015 e provavelmente será o i3 Coupé. O veículo pode partilhar a plataforma com o i3, mas vai ter uma carroçaria distinta.
O i3 e o i8 serão os extremos da sub-marca i, por agora, em termos de tamanho e performance e a BMW irá acabar por preencher o intervalo entre os dois.
EnciclopédiaBMWi3i3 | Motor -- Cilindrada -- Velocidade Máxima 93 mph Transmissão Automática Potência máxima 170 cv Carroçaria Hatchback Combustível -- Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |