Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Queres trabalhar menos horas e auferir o mesmo salário e benefícios? Então vai bater à porta da PorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
4639 fotografias
29 vídeos
em Zuffenhausen. A empresa está a reduzir o horário de trabalho dos funcionários de Zuffenhausen para 34 horas por semana, mas vai continuar a pagar os mesmos salários e benefícios. A empresa está, ainda, a construir um novo centro de formação em Zuffenhausen.
A Porsche afirma que os atuais métodos de produção se traduzem num nível de produção tão elevado como se for realizado com menos horas de trabalho. O plano tem duas grandes vantagens. Primeiro, uma semana de trabalho mais curta significa que a Porsche mantém a fábrica fechada durante mais tempo, o que reduz custos de serviços públicos, como eletricidade ou água. Segundo, permite à Porsche atrair um grupo muito qualificado de trabalhadores, uma vez que receberão os mesmos salários e ao mesmo tempo poderão dedicar mais tempo às suas famílias.
"As nossas soluções destinam-se a aumentar a atratividade da Porsche como um empregador moderno e queremos dar aos nossos funcionários opções de estilo de vida ao permitir tempos de trabalho individual", disse Thomas Edig, diretor de recursos humanos da Porsche.
O único inconveniente para os trabalhadores é que o nível de produtividade deve manter-se. A Porsche refere que se a produção sofrer um deslize, então a empresa irá voltar ao regime normal de trabalho. A marca defende que esta é uma tentativa de se preparar para o mercado de trabalho do futuro.
"O facto é que está a tornar-se cada vez mais difícil encontrar trabalhadores qualificados devido às alterações demográficas. Também precisamos de horários de trabalho flexíveis, que fazem justiça às diferentes fases da vida dos nossos colegas, bem como permitindo a conciliação da vida familiar e profissional", defendeu Uwe Huck, vice-presidente do conselho da Porsche.
A empresa também está a construir um novo edifício de 9.000 m² para formação no campus de Zuffenhausen. O espaço terá capacidade suficiente para acolher 500 alunos de cada vez. Os cursos serão coordenados com a Universidade Cooperativa de Baden-Württemberg com cursos nas áreas técnicas e comerciais.
A construção do centro vai arrancar em 2013 ou 2014 e estará concluída no segundo semestre de 2015.
"O conselho sempre foi da opinião que podemos satisfazer a escassez iminente de trabalhadores qualificados, oferecendo mais e melhor formação. Já atingimos um aumento no número de formandos de 100 para 150 por ano que serão acolhidos por um período indefinido de tempo. O novo centro de formação permite à Porsche cumprir as suas responsabilidades sociais", concluiu Huck.
EnciclopédiaPorsche |