Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
No sentido oposto àquele verificado na venda de automóveis, em que se verificou uma queda superior a 30%, a produção de automóveis em Portugal registou um aumento de 21,1% relativamente a 2010.
Os dados foram revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) que refere que no ano passado foram produzidos em Portugal 192.242 viaturas automóveis.
Em destaque esteve a Volkswagen Autoeuropa que com as 133.100 unidades produzidas em 2011 registou um aumento de 31,4% relativamente ao ano anterior. A fábrica de Palmela que é responsável pelo fabrico dos modelos VW Sharan, Seat Alhambra, VW Scirocco e VW Eos viu a quase totalidade da produção, 131.673 veículos, escoada para o mercado externo, com destaque para os mercados Francês, Alemão, Inglês e Asiático. Estes resultados poderiam ter sido melhores caso a produção da VW Autoeuropa não tivesse sido suspensa em alguns sábados durante o mês de Dezembro por falta de componentes, que causaram uma queda de produção de 32,3%.
Na fábrica da Peugeot Citroën (PSA), a segunda maior fábrica portuguesa houve um aumento da produção de 6,1%, num total de 50.290 unidades. Neste caso toda a produção é escoada para o mercado francês.
O caso das fábricas de comerciais ligeiros e pesados foi diferente. Devido ao terramoto que devastou o Japão e dificultou a entrega e produção de componentes, as fábricas Mitsubishi Fuso Truck Europe e a Toyota Caetano viram os números cair em 2011. Com 5.498 unidades produzidas, a Mitsubishi Fuso Truck Europe registou uma quebra de 7.7% enquanto que a Toyota Caetano saiu mais penalizada com uma de produção de 20,8%. Por fim, a fábrica da Isuzu, a VN Automóveis, produziu apenas 1.331 unidades, menos 13,3% que em 2010.