Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
O Diretor de Operações da RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
Carlos Tavares preparou um plano audaz para aumentar a rentabilidade na Renault. Tavares revelou numa entrevista planos para reduzir a produção e aumentar os preços para salvar a empresa. No ano passado, as vendas caíram 22%, um resultado significativamente pior do que a média do mercado automóvel europeu que sofreu uma quebra de 8%.
O plano de Tavares é relativamente simples: não quer vender carros com desconto. Portanto, a ativação deste plano passará pela redução da produção até ao ponto em que os carros não tenham que receber descontos. Ao mesmo tempo, Tavares acredita que a sua engenharia está a par com a VolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
9654 fotografias
31 vídeos
e tem espaço para aumentar os preços em alguns modelos.
"Costumo dizer aos meus colegas, 'O que quer seja que me peçam, vão receber menos.' Eles precisam de tentar criar um efeito de atração no mercado, certificando-se que não se exagera na oferta de descontos destrutivos. Esta é a doença, o cancro desta indústria, e não é só na Europa", explicou Tavares.
Os planos futuros da Renault passam pela necessidade de não produzir carros a mais, porque isso força a empresa a oferecer descontos para conseguir vendê-los.
"Não vou produzir carros apenas a pensar em dar enormes quantidades estúpidas de dinheiro para descontar os carros que eu já produzi", refere Tavares.
Além de reduzir os descontos, Tavares acredita que os mais recentes modelos da Renault são equiparáveis aos da Volkswagen em termos de qualidade e de engenharia. Portanto a marca francesa está a aumentar lentamente os preços dos carros da empresa. Os Renault já são mais caros do que os modelos da CitroënCitroënFrança, 1919 > presente94 modelos
5346 fotografias
11 vídeos
, OpelOpelAlemanha, 1863 > presente85 modelos
5151 fotografias
8 vídeos
, FordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
e FiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
4864 fotografias
35 vídeos
mas o principal objetivo de Tavares é colocá-los em pé de igualdade com a VW.
"No final de 2013, a diferença [nos preços] será menor porque a qualidade dos nossos carros é tão boa - se não melhor - do que os carros da VW com base em avaliações por parte dos consumidores na Alemanha. Esse é o ponto nº 1. O ponto nº 2 é que estamos a corrigir, passo a passo, a falta de atratividade do nosso design. Começamos com o novo ClioRenault Clio Gen.4França, 2012 > presente92 versões
164 fotografias
, depois o ZoeRenault ZoeFrança, 2012 > presente7 fotografias
e agora o CapturRenault Captur Gen.1França, 2013 > presente37 versões
89 fotografias
", afirmou Tavares.
O Diretor de Operações da marca francesa diz que os modelos da Renault são iguais aos da VW em termos de qualidade, design e emissões, pelo que não existe nenhuma razão para que tenham um preço mais baixo.
"Se temos o design, qualidade, atratividade, funcionalidades, ao longo do tempo o preço acabará por estar ao mesmo nível que os nossos adversários", concluiu Tavares.
EnciclopédiaRenault |