Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Já não precisas de te preocupar que te roubem o carro através de uma ligação direta, mas o melhor é protegeres as tuas chaves. Uma companhia de seguros no Reino Unido descobriu que apenas 1 em cada 50 (2%) roubos de carros são atualmente feitos através de ligação direta.
A popularidade deste método de roubo de automóveis tem vindo a entrar em declínio ao longo das últimas décadas. Em 2007 este tipo de roubo ainda aconteceu em 20% dos casos de carros roubados.
Hoje, 66% dos roubos de carros acontecem porque as chaves são roubadas e em 40% dos casos as chaves são roubadas depois da casa do proprietário ter sido assaltada.
"As melhorias na segurança dos automóveis significam que os criminosos têm agora de colocar um ênfase maior no roubo de chaves em vez de forçar a ignição", referiu o diretor de Seguros Automóveis da LV Jonh O'Roarke.
A parte negativa desta mudança de hábitos é que, segundo a LV, hoje em dia os carros são roubados, em média, em cerca de 10 segundos comparados aos 60 segundos quando os bandidos eram obrigados a fazer ignição direta.
Outro dos tipos de crimes que tem vindo a crescer é o carjacking pelo que te deixamos algumas dicas que te podem ajudar a manter em segurança.
Quando te diriges para o carro deves sempre observar o meio envolvente, pois este poderá dar-te indicadores de perigo. Vê se há pessoas a olhar de forma suspeita, carros parados com gente lá dentro, indivíduos a distribuir publicidade ou a pedir dinheiro ou pessoas a pedirem informações. Se suspeitares de algo não te dirijas de imediato para o carro.
Quando vais na direção do carro não deves levar a chave na mão. Mantém-na guardada até ao momento em que a fores usar, isto é, que vais entrar no teu carro. Nesse momento tira a chave, entra rapidamente e tranca as portas de imediato. Se alguém se quiser aproximar, arranca em segurança, mas rapidamente.
Deves conduzir sempre com as portas trancadas e com as janelas fechadas.
Quando tiveres de parar por causa de um semáforo, cruzamento ou fila de trânsito deves dar um espaço em relação ao carro da frente. Se o fizeres vais garantir espaço de manobra, em caso de fuga.
Se vires alguém a pedir ajuda porque tem o carro avariado na beira da estrada, ou porque precisa simplesmente de ajuda, não deves sair imediatamente. Nestas situações deves avançar alguns metros e ligar para o 112. Deves esperar até teres a certeza de que é seguro sair para ajudar.
Deves sempre que possível estacionar o carro em locais com excelente visibilidade e com bastante movimento. Deves evitar a todo o custo locais escuros e isolados. Olha em volta para ver se vês algo de suspeito e sai apenas quando estiveres seguro de que não há perigo.
Fonte: Auto Express