Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Foi em 1999 que a ToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
4570 fotografias
10 vídeos
abandonou os rális para se dedicar às corridas de automóveis e à Fórmula 1. Na altura a Toyota saiu do WRC em grande estilo com o Corolla WRCToyota Corolla WRCJapão, 1997 > presente1 photo
a vencer o campeonato de fabricantes desse ano. No Rali da Alemanha, a Toyota vai dar os primeiros passos para o regresso aos rális com a introdução do Yaris R1AToyota Yaris R1AJapão, 2012 > presente2 fotografias
.
Este Yaris concorre segundo as regras da categoria R1A da FIA que serve de introdução ao rali internacional. A Toyota estima que um carro e o kit de atualização R1A custe cerca de € 22.500. As regras da categoria R1A limita os carros a uma cilindrada de 1.4 litros.
A Toyota Motorsports GmbH criou o kit para o atual Yaris de três portas e inclui um escape e um sistema de catalisador de competição, uma mudança final mais curta, uma suspensão de corrida com molas adaptadas e altura ajustável, gaiola aparafusada, proteção de cárter, do depósito e das linhas de combustível, extintores, banco de rally com cinto de segurança e um interruptor para desligar.
Os valores do desempenho são os mesmos que os do carro de produção com 99cv e 120Nm de binário. A velocidade máxima é de 175 km/h, com aceleração até aos 100 km/h em 11,7 segundos. O carro pesa cerca de 1.000 kg.
"É uma grande emoção para a TMG estar de volta aos rális, uma disciplina em que nós alcançámos um grande sucesso no passado. O TMG Yaris R1A é um projeto completamente diferente em relação ao nosso passado WRC, é um carro acessível, mas emocionante, que faz dos grandes ralis eventos acessíveis a uma grande gama de participantes. Nós já recebemos inúmeros pedidos de informação sobre este carro portanto sabemos que há um enorme interesse no novo Toyota no mundo dos rális. Espero que este seja o início de uma nova dinastia nos rális da TMG", referiu o presidente da Toyota Motorsport GmbH Yoshiaki Kinoshita.
O R1A Yaris é o primeiro carro a ser homologado na categoria R1A e na classe que passará oficialmente a fazer parte do WRC em 2013. No Rali da Alemanha, o R1A Yaris será o carro zero que percorre o percurso para ter certeza de que a etapa é segura. O piloto no Rali da Alemanha será Isolde Holderied e o co-piloto Herbie Hossbach.
EnciclopédiaToyotaYarisYaris 3Yaris R1A | Motor V 4 Cilindrada 81 cu in Velocidade Máxima 109 mph Transmissão 6, Manual Potência máxima 99 cv Carroçaria Hatchback Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço $ 38.743* baseado nos preços de Alemanha custo de manutenção anual $ 651 |