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A Toyota Racing revelou os primeiros detalhes do novo protótipo TS040 HYBRID que vai participar na temporada de 2014 do Campeonato do Mundo de Endurance FIA 2014 (WEC). A tecnologia volta a ser o centro das atenções com a aplicação dos últimos desenvolvimentos do sistema na competição.
O Toyota TS040 HYBRID vai competir na classe LMP1 e foi desenvolvido de acordo com os novos regulamentos que têm como objetivo manter o WEC e as 24h de Le Mans como referência na vanguarda e na evolução tecnológica, com vista à futura aplicação em carros de estrada.
A primeira aparição pública terá lugar na sessão de testes oficial do WEC a 28 e 29 de Março, no qual estará em pista lado a lado dos protótipos da Audi e da Porsche, pela primeira vez.
Depois do TS030 HYBRID ter sido pioneiro no campo da utilização de tecnologia híbrida no desporto automóvel, o seu sucessor eleva a fasquia através de novos desenvolvimentos tecnológicos. A inclusão de um motor/gerador AW da Aisin no eixo dianteiro, combinado com a unidade DENSO atrás, significa que o sistema TOYOTA HYBRID-Racing garante tração às quatro rodas para o novo protótipo LMP1.
Em desaceleração, os motores/geradores aproveitam a força de travagem em combinação com os travões mecânicos tradicionais para gerar energia. Já na fase de aceleração, a função é invertida e passam a disponibilizar mais força de tração correspondendo a um significativo aumento de potência.
A potência disponibilizada pelo sistema híbrido é fornecido às quatro rodas com o auxílio de um motor V8 a gasolina que proporciona potência, performance e um aspeto essencial para as corridas de resistência, a economia.
Mudanças no chassis
O chassis do TS040 HYBRID foi desenhado, desenvolvido e construído pela Toyota Motorsport GmbH (TMG) em Colónia. Esta foi a principal evolução feita em relação ao TS030 HYBRID graças à sua avançada aerodinâmica e à conceção de baixo peso.
Uma mudança nos regulamentos introduziu limites às dimensões dos carros, o que obriga a que os LMP1 de 2014 sejam 10 cm mais estreitos, enquanto que os braços que fixam os cubos das rodas ao chassis tenham sido reforçados, assim como, a caixa de proteção contra colisões traseiras, que tornaram os veículos mais seguros. O intenso trabalho de simulação e de cálculo na TMG permitiu melhorar o TS040 HYBRID, utilizando tecnologia para testar componentes individualmente e submetê-los às condições de prova e também através de simulação por computador para otimizar os desenhos do projeto.
Mais pormenores sobre o TS040 HYBRID, incluindo especificações técnicas, serão divulgados imediatamente antes da sessão oficial de testes do WEC que vai decorrer entre 28 e 29 de Março.
A Toyota Racing inscreveu 2 carros para todo o campeonato WEC 2014, incluindo as 24 Horas de Le Mans, estando a aguardar que a organização (ACO – Automobile Club de l’Ouest) confirme a lista de inscritos, a 13 de Fevereiro. Pelo terceiro ano consecutivo, Alex Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima, Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin são os pilotos que vão integrar a Toyota Racing.
EnciclopédiaToyotaTS030 HYBRID | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 207 cu in Velocidade Máxima 205 mph Transmissão 6, Sequencial manual Potência máxima -- Carroçaria Coupé Combustível Gasolina / Electricidade Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |