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Udo Becker, autor principal de um estudo de tráfego da Universidade Técnica de Dresden defende que cada um dos 234 milhões de carros na estrada na UE custam aos contribuintes €1.600 por ano, ou seja, um total de 373 mil milhões de euros por ano. Estes valores baseiam-se nos efeitos da poluição sonora, poluição do ar e acidentes no mundo.
De acordo com Becker, para além de combustível, seguro e outras despesas correntes, os contribuintes da UE pagam em média €750 em impostos para os carros que circulam na estrada.
O Partido Verde no Parlamento Europeu considera que esta é uma catástrofe e pretende mudar a situação no futuro. Becker refere que os impostos e taxas sobre os carros devem ser aumentados para compensar a diferença e elucidar as pessoas para que saibam as consequências que a sua condução causam à sociedade. Os preços têm de reflectir os seus custos reais.
"A estratégia é usar sinais de preço a que todos prestem atenção e esperemos que ninguém tenha de pagar por esses custos", refere Becker no estudo.
Os preços não poderiam ser homogéneos em toda a UE. O estudo concluiu que o custo de um carro para a sociedade é mais baixo na Malta, Lituânia, Estónia e Chipre com um custo de cerca de €850. Já na Alemanha os custos podem ascender aos €2000 por carro por ano.