Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Depois do Concept CoupéVolvo Concept CoupéSuécia, 2014 > 2014 e do XC CoupéVolvo XC CoupéSuécia, 2014 > 2014, a VolvoVolvoSuécia, 1927 > presente49 modelos
4535 fotografias
6 vídeos
prepara-se para apresentar o último de uma série de três protótipos no Salão Automóvel de Genebra, o Concept Estate. Em conjunto estes protótipos indicam o futuro design da nova gama de modelos da marca sueca, a começar pelo XC90Volvo XC90Suécia, 2002 > presente2 gerações
78 versões
112 fotografias
que será lançado ainda em 2014.
O Concept EstateVolvo Concept EstateSuécia, 2014 > 2014 é um veículo de três portas que está claramente ligado aos dois protótipos anteriores, criados pelo diretor de design da Volvo, Thomas Ingenlath. O veículo foi inspirado no Volvo 1800 ES do início dos anos 70 e poderá dar origem a futuras gerações do V60Volvo V60Suécia, 2010 > presente301 versões
450 fotografias
e V70Volvo V70Suécia, 1996 > presente3 gerações
200 versões
259 fotografias
.
O protótipo utiliza a nova plataforma modular SPA da Volvo e é alimentado por um motor cujos detalhes não foram revelados, mas que foi retirado da nova gama de motores Drive-E.
Um dos grandes destaques do novo protótipo é a revelação daquele que poderá ser o interior dos futuros modelos da Volvo. A marca desenvolveu um interior 'clean' e simples onde a quantidade de botões é significativamente reduzida. Na consola central está agora alojado um grande ecrã tátil que permite controlar as principais funções, incluindo infotainment e aquecimento, e está também ligado ao painel de instrumentos digital.
"A ideia básica é a de organizar os controlos e informações de uma forma perfeitamente intuitiva e fácil para o utilizador", refere Ingenlath. "Está tudo exatamente onde se espera que esteja, tornando a condução mais agradável, eficiente e segura."
Este novo conceito interior deverá ser transportado para o novo XC90, com um grande ecrã tátil central semelhante a permitir controlar a maioria das funções internas. Este ecrã permite a utilização de gestos funcionais semelhantes aos encontrados nos tablets. O display contém quatro secções umas em cima das outras, com navegação no topo, meios de comunicação, telefone e controlo de temperatura nas posições seguintes. Ao tocar numa dessas áreas ela vem para primeiro plano e mostra todas as funções disponíveis.
"É normal que um tablet compita pela sua atenção, mas um ecrã tátil num carro é muito diferente", explica o chefe de design Volvo Thomas Ingenlath . "A informação deve ser clara e de fácil utilização, sem aumentar o volume visual ao ponto de se correr o risco de perder a atenção na estrada."
Outros controlos podem ser acedidos através do volante e as informações importantes para o condutor são exibidas no painel de instrumentos.
O interior do protótipo tem quatro assentos, com os dois traseiros a serem totalmente rebatíveis de forma a criar uma área de carga considerável. O interior foi inspirado numa sala de estar escandinava, com cintos de segurança e tapetes de lã laranja ao lado de acabamentos em madeira natural, couro e metal. O teto panorâmico e o volante de dois raios são outros dos destaques do design interior do Concept Estate.
EnciclopédiaVolvoXC90 |