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365 GT4 BB

365 GT4 BB (Itália, 1973)

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O 365 GT4 BB foi lançado no stand Pininfarina na edição de 1971 do Salão Automóvel de Turim, mas só começou a ser produzido dois anos mais tarde. Até 1976 foram produzidas um total de 387 unidades do modelo.

Este modelo contou com duas novidades importantes. A primeira foi o facto de ter sido equipado com um novo motor boxer de 12 cilindros derivado do carro de Fórmula 1. O segundo foi a configuração de motor central que marcou o fim da opção de motor dianteiro tradicional da Ferrari para os seus modelos de alto desempenho.

O nome do modelo seguia a prática padrão da Ferrari, com o número "365" a referir-se ao volume de cilindro de cada cilindro, o número "4" relativo ao número total de eixos de comando, enquanto que o sufixo "BB" representa "Berlinetta Boxer".

O 365 GT4 BB e os subsequentes modelos 512 ficaram conhecidos como os "Boxers".



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Design

Em termos de design a frente do modelo foi baseado no protótipo Pininfarina P6 de motor central revelado no Salão Automóvel de Turim em 1968.

A parte inferior do nariz apresentava grelha de alumínio de radiador a toda a largura, com os faróis colocados atrás desta. A partir da extremidade superior uma linha preta percorria todo o perímetro da carroçaria, criando visualmente uma metade superior e outra inferior.

Na retaguarda, o 365 GT4 BB estava equipado com faróis retráteis colocados em compartimentos retangulares, em ambos os lados do painel de alumínio de saída de ar.



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Motor

Conhecido internamente como F 102 AB 000, o 365 GT4 BB recebeu o primeiro o motor boxer de 12 cilindros alguma vez colocado num carro de estrada da Ferrari com 380hp. No entanto, manteve a mesma cilindrada de 4390cc e 81 milímetros x 71 milímetros de diâmetro e curso do 365 GTB4

O motor foi montado longitudinalmente, combinado com uma caixa de cinco velocidades, colocada por baixo da cambota. Isto fez aumentar o centro de gravidade da unidade completa, mas tornou-a compacta longitudinalmente.



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