Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O 365 GT4 BB foi lançado no stand Pininfarina na edição de 1971 do Salão Automóvel de Turim, mas só começou a ser produzido dois anos mais tarde. Até 1976 foram produzidas um total de 387 unidades do modelo.
Este modelo contou com duas novidades importantes. A primeira foi o facto de ter sido equipado com um novo motor boxer de 12 cilindros derivado do carro de Fórmula 1. O segundo foi a configuração de motor central que marcou o fim da opção de motor dianteiro tradicional da Ferrari para os seus modelos de alto desempenho.
O nome do modelo seguia a prática padrão da Ferrari, com o número "365" a referir-se ao volume de cilindro de cada cilindro, o número "4" relativo ao número total de eixos de comando, enquanto que o sufixo "BB" representa "Berlinetta Boxer".
O 365 GT4 BB e os subsequentes modelos 512 ficaram conhecidos como os "Boxers".
top
Em termos de design a frente do modelo foi baseado no protótipo Pininfarina P6 de motor central revelado no Salão Automóvel de Turim em 1968.
A parte inferior do nariz apresentava grelha de alumínio de radiador a toda a largura, com os faróis colocados atrás desta. A partir da extremidade superior uma linha preta percorria todo o perímetro da carroçaria, criando visualmente uma metade superior e outra inferior.
Na retaguarda, o 365 GT4 BB estava equipado com faróis retráteis colocados em compartimentos retangulares, em ambos os lados do painel de alumínio de saída de ar.
top
Conhecido internamente como F 102 AB 000, o 365 GT4 BB recebeu o primeiro o motor boxer de 12 cilindros alguma vez colocado num carro de estrada da Ferrari com 380hp. No entanto, manteve a mesma cilindrada de 4390cc e 81 milímetros x 71 milímetros de diâmetro e curso do 365 GTB4
O motor foi montado longitudinalmente, combinado com uma caixa de cinco velocidades, colocada por baixo da cambota. Isto fez aumentar o centro de gravidade da unidade completa, mas tornou-a compacta longitudinalmente.
top
Ferrari
Quando abriu, a Scuderia Ferrari (italiano para "Ferrari Estável") não tinha como objetivo produzir carros de estrada, mas sim patrocinar pilotos amadores e carros de corrida já construidos. Na verdade, o objetivo era ser a primeira equipa de automobilismo independente das fábricas, embora relacionados com a Alfa Romeo. Enzo Ferrari sempre trabalhou para a empresa Alfa Romeo, em diferentes postos de trabalho, at&e... mais