Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O primeiro veículo criado pela Fiat foi o 4 HP, e o primeiro camião seria lançado em 1903. Em 1908 a marca italiana começava a exportar os seus carros para os Estados Unidos e em 1910 a Fiat era já a maior marca de automóveis italiana, lugar que nunca viria a perder.
As fábricas da marca tiveram de se adaptar durante as duas guerras mundiais. Durante a 1ª Guerra Mundial a Fiat produziu aviões, motores, armamento, camiões e ambulâncias para guarnecer os Aliados. Durante a Segunda Grande Guerra os equipamentos e veículos militares produzidos pela Fiat equiparam o exército e a Força Aérea italiana, bem como o exército alemão.
Hoje em dia a Fiat produz uma diversa gama de veículos que vai desde os citadinos de pequena e média dimensão, aos comerciais e aos carros desportivos. O Grupo Fiat continua a ser o maior produtor de automóveis em Itália, grupo no qual estão incorporadas a Fiat Group Automobiles, a Ferrari, a Maserati e a Iveco. Da Fiat Group Automobiles fazem parte as marcas Fiat Automobiles, Lancia, Alfa Romeo e Abarth&C.
A Fiat também é ativa em grande parte fora da Itália, em 61 países em todo o mundo. Com os seus modelos, a empresa italiana foi premiada 12 vezes com o prémio Carro Europeu do Ano, que é mais do que qualquer outra empresa automóvel.
top
Partindo de um primeiro esboço em 1899, o emblema de identificação da Fiat sofreu muitas alterações e foi redesenhado ao longo das décadas. O logótipo mais recente e atual da marca foi oficializado em 2007
No entanto, não existem dúvidas de que o logótipo mais lendário e famoso da Fiat é o emblema das 4 barras com as letras que formam a palavra FIAT e que surgiu pela primeira vez em 1982 no Fiat Uno. O principal designer da Fiat na época, Mario Maioli, inspirou-se supostamente numa noite em que estava a conduzir e passou em frente à fábrica da empresa em Mirafiori, durante uma falha de energia. Quando Maioli olhou para o topo do prédio, viu o emblema luminoso a contrastar com o céu escuro e onde se podia ler as letras FIAT.
O logótipo com as barras foi abandonado em 1999 para ser substituido pelo escudo redondo que a marca tinha usado na década de 1920 com as letras F-I-A-T no centro. A única diferença significativa do design de 1999 é o fundo azul dentro da delimitação redonda prateada, que substitui o fundo vermelho do logótipo antigo. Esta grande mudança no emblema da empresa foi uma forma de celebrar o 100º aniversário da Fiat (1999).
Não obstante, a Fiat não manteve o logótipo do escudo redondo com fundo azul por muito tempo. Em 2007 a empresa decidiu mudar sua marca simbólica novamente. A linha prateada sofreu alguns retoques e foi engrossada, enquanto que o fundo recuperou a cor vermelha do logótipo da década de 1920.
top