Faz deste model teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Fiat 131

Fiat 131 (Itália, 1974-1984)

close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
História do modelo

O Fiat 131, também conhecido como Miafiori, foi apresentado em Outubro de 1974.

O carro de médio porte esteve inicialmente disponível com dois motores, uma unidade de 1300cc e uma de 1600cc, e foi comercializado como sedan de 2 e 4 portas, bem como carrinha "Panorama" de 5 portas. Os clientes podiam optar pela transmissão manual de 4 velocidades ou pela manual de 5 velocidades opcional, já o motor de 1600cc também podia ser combinado com uma caixa automática de 3 velocidades. Os acabamentos disponíveis na data de lançamento incluiam o nível Standard e Special, sendo o Special distinguido por quatro faróis redondos.

 

2ª Geração

Em 1978 o 131 foi atualizado e as novas versões Mirafiori e Supermirafiori foram apresentadas no Salão Automóvel de Genebra. As diferenças entre o Mirafiori e Supermirafiori residiam no facto do Supermirafiori estar disponível apenas como sedan de 4 portas e estar equipado com um motor de 1300cc ou 1600cc DOHC.

Os Mirafioris continuaram a ser vendidos como sedans de 2 e 4 portas, bem como variantes Panorama de 5 portas, estes eram comercializados com os níveis de acabamento L e CL. As alterações em relação à geração anterior centravam-se nos faróis retangulares e melhoria do interior. Em termos de mecânica, o motor de 1300cc foi aumentado para os 1301cc.

Em 1981 a produção destes modelos cessou. Um total de 1,5 milhões de unidades tinham sido produzidas.


Voltar ao topotop
Edições especiais

131 Abarth (1976-1978)

O 131 Abarth foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra em 1976 e veio substituir o Fiat 124 Rally para a equipa Fiat. Foi baseado no experimental 131 Abarth 031, que tinha vencido a Volta a Itália no ano anterior. Foi derivado da variante de 2 portas, mas tinha sido adaptado para competir em ralis e atingir uma velocidade máxima de 190 km/h, com uma potência de 215 cv a 7000 rpm.

 

131 Racing / Sport (1978-1981)

O 131 Racing (comercializado como 131 Sport na Alemanha e na Áustria) foi lançado em 1978 e era alimentado por um motor de 2 litros e 4 cilindros, o mesmo utilizado no modelo 132. Esta unidade desenvolvia até 115 cv e acelerava a uma velocidade máxima de 180 km/h.

A carroçaria foi derivada do Mirafiori de 2 portas. No entanto, foram feitas mudanças, como por exemplo dois faróis de halogéneo foram adicionados na secção frontal e um spoiler e dois espelhos retrovisores externos. O interior também foi atualizado com um aspecto mais desportivo.


Voltar ao topotop
podes querer ler sobre:
Fiat


O primeiro veículo criado pela Fiat  foi o 4 HP, e o primeiro camião seria lançado em 1903. Em 1908 a marca italiana começava a exportar os seus carros para os Estados Unidos e em 1910 a Fiat era já a maior marca de automóveis italiana, lugar que nunca viria a perder. As fábricas da marca tiveram de se adaptar durante as duas guerras mundiais. Durante a 1ª Guerra Mundial a Fiat produziu av...  mais

partilhar

tópicos relacionados

fechar