Faz deste model teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Fiat 132

Fiat 132 (Itália, 1972-1981)

Fiat > [I]
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
História do modelo

O Fiat 132 foi lançado em 1972 para substituir o 125 e o 125 Special de 1600cc na gama Fiat. O modelo estava disponível em três versões: Standard e Special de 1600cc (98 cv) e uma variante Special de 1800cc (105 cv).

As variantes Standard e Special eram diferenciadas pelo seu interior e exterior, como a grelha dianteira e detalhes cromados nas variantes Special. As variantes Special também ofereciam opções, como um sistema de ignição eletrónico, caixa de 5 velocidades, transmissão automática e diferencial de deslizamento limitado. O Special foi também o primeiro sedan de produção da Fiat a ter um espelho retrovisor externo.

As inovações em termos de mecânica deram-se no seu motor de 4 cilindros baseado no dos modelos 124 Sport e 125. Para além disso, a suspensão e a direção também foram revistos.

Facelift de 1974

Em Fevereiro de 1974, a gama 132 foi revista e foi lançada uma nova linha de versões GLS. As atualizações no exterior mostravam uma nova grelha frontal e faróis de maior dimensão. No interior, o painel e os instrumentos foram redesenhados. Modificações mecânicas foram feitas sobre a cabeça dos cilindros, a disposição das válvulas e a alimentação de combustível. No geral, o motor tinha, agora, uma potência de 107 cv e o desempenho permaneceu basicamente inalterado.

Facelift de 1977

O facelift seguinte veio em 1977, após o 132 ter substituido o Fiat 130 como carro topo de gama da linha. Algumas das mudanças mais notáveis ​​foram vistas nas tiras de borracha no exterior e atualizações no equipamento interior. Os motores permaneceram quase inalterados, apenas a unidade de 1800cc foi atualizada para os 2000cc, com os níveis de desempenho a permanecerem inalterados. Outra inovação técnica foi a introdução de novos travões, discos na frente e tambor na traseira.

132 Diesel de 1978

Um ano depois do facelift, foram introduzidos dois motores a gasóleo, uma unidade de 2000cc e uma de 2500cc.

132 2000 Injection de 1979

No Salão Automóvel de Frankfurt em 1979 o fabricante italiano introduziu o 132 2000 com injeção eletrónica. Era o primeiro modelo da Fiat a usar esta tecnologia. Para além do motor novo, esta variante também veio com uma variedade de actualizações de equipamento, tais como um espelho retrovisor exterior ajustável a partir do interior.

Fim de produção

Em 1981 o Fiat 132 foi substituido pelo novo modelo Argenta. Cerca de 600,000 unidades tinham sido produzidas.



Voltar ao topotop
podes querer ler sobre:
Fiat


O primeiro veículo criado pela Fiat  foi o 4 HP, e o primeiro camião seria lançado em 1903. Em 1908 a marca italiana começava a exportar os seus carros para os Estados Unidos e em 1910 a Fiat era já a maior marca de automóveis italiana, lugar que nunca viria a perder. As fábricas da marca tiveram de se adaptar durante as duas guerras mundiais. Durante a 1ª Guerra Mundial a Fiat produziu av...  mais

contribuidores para esta geração

nora
adicionou um vídeo
06.01.12
fechar