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C-X17

C-X17 (Reino Unido, 2014)

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Características Gerais

O C-X17 é um protótipo da Jaguar apresentado no Salão de Frankfurt de 2013.

O protótipo é construído sobre um novo monocoque de alumínio que será utilizado em carros de produção, a partir de 2015. A Jaguar chama-lhe iQ [AI]. É uma plataforma modular de alumínio que pode ser adaptada a uma variedade de veículos. O primeiro carro de produção a utilizá-la será o sedan compacto de luxo da Jaguar, desenvolvido para competir com o Série 3, que chegará em 2015.

O motor do C-X17 faz parte da nova arquitetura a gasolina e disel de quatro cilindros da Jaguar Land Rover, que a empresa afirma permitirá velocidades superiores a 300 km/h, mas ainda assim com emissões inferiores a 100g/km de CO2.

A frente é uma evolução da parte da frente do XF mas maior para o crossover de maior dimensão. Tem uma grande grelha retangular com entradas de ar iluminadas com LED. Os faróis têm um design muito mais esticado com luzes LED de circulação na parte inferior. O design dianteiro flui delicadamente sobre os pára-lamas dianteiros para a porta da frente. A linha é novamente apanhada na porta traseira e transportada para os pára-lamas traseiros e para a retaguarda. Na traseira os faróis prolongam-se de uma forma semelhante para a frente e a porta da mala é pontiaguda para dar ao protótipo uma sensação de movimento. O tejadilho é feito a partir de um único painel de vidro com uma borda espessa da plataforma do carro a rodeá-lo como forma de apoio.

O interior tem capacidade para quatro bancos desportivos individuais, além de mais dois bancos rebatíveis na traseira. Está revestido em couro preto e branco em várias texturas e acabamentos em alumínio escovado e anodizado. O protótipo mostra a tecnologia da próxima geração da Jaguar com um sistema de infotainment chamado Interactive Surface Console que utiliza vários ecrãs interligados com ligação à Internet. O sistema permite que os passageiros do banco traseiro enviem ecrãs para a frente para partilhar com os passageiros da frente e vice-versa.



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A primeira fábrica da Jaguar abriu as portas em 1922 em Blackpool, mas na altura com o nome Swallow Sidecar Company. William Lyons juntavam-se William Walmsley para criar uma nova marca de automóveis, especializada em sidecars. As principais características que procuravam para os seus carros eram o desempenho e o luxo. Em 1928 a marca muda-se para Coventry e em 1934 o nome é encurtado para...  mais

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