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A Jaguar apresentou o E-Type Lightweight na edição de 2014 do Pebble Beach Concours D'Elegance.
Cada um dos 6 veículos é construído respeitando as especificações exatas do último E-Type Lightweight produzido em 1964 e é produzido artesanalmente nas mesmas instalações da Jaguar onde o E-Type foi construído pela primeira vez: a fábrica de Browns Lane, em Coventry, Inglaterra. Os novos E-Type Lightweight são vendidos como veículos de competição históricos e todos podem ser homologados pela FIA para competição.
Os novos veículos são os seis restantes do projeto Special GT E-Type. Iniciado em fevereiro de 1963, o projeto tinha como objetivo construir 18 unidades mas apenas acabaram por ser construídas 12. Os seis números de chassis restantes permaneceram em estado latente até agora, dado que os seis novos veículos com carroçaria em alumínio vão incorporar os números de chassis históricos originais dos E-Type dos anos sessenta.
Cada um dos novos E-Type Lightweight é construído artesanalmente em Browns Lane e é um veículo tão atraente como um dos originais. O componente central do E-Type Lightweight é a sua carroçaria em alumínio. Este material substituiu o aço da produção do E-Type para redução do seu peso, conseguindo uma redução de cerca de 114 kg em relação ao modelo de série.
Apesar dos 50 anos de diferença, a construção em alumínio dos seis novos E-Type proporciona-lhes uma afinidade imediata com os modelos F-TYPE e XJ da gama atual da Jaguar, que são construídos com carroçarias em alumínio.
O E-Type Lightweight estava equipado com uma versão muito avançada do motor de seis cilindros em linha do XK da Jaguar, o qual, graças às duas árvores de cames à cabeça com acionamento por corrente e à sua cabeça em alumínio com câmaras de combustão hemisféricas, continuava a ser considerado avançado em 1963, apesar de ter sido utilizado no XK 120 em 1948.
Este motor foi o responsável pelas 5 vitórias dos C-Type e D-Type em Le Mans durante a década de cinquenta e a unidade desenvolvida para o E-Type Lightweight baseia-se no motor de 3.868 cc com o qual o D-Type venceu em Le Mans em 1957. Tanto no caso da alimentação através de carburadores como de injeção de combustível, a potência supera largamente os 300cv e, com um binário de cerca de 380 Nm às 4.500 rpm, o motor do Lightweight disponibiliza uma elasticidade elevada, uma característica tradicional dos motores de competição da Jaguar.
A potência é transferida através de um volante leve de inércia reduzida, uma embraiagem monodisco e uma caixa de velocidades manual de relações próximas, com quatro velocidades sincronizadas, da mesma forma que o E-Type Lightweight da época.
O Advanced Design Studio da Jaguar participou no projeto desde o início e teve a missão de conseguir o nível de revestimento apropriado para o novo veículo, para além de selecionar os materiais utilizados e o tipo e cor dos acabamentos.
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E-Type
Graças às novas linhas elegantes, alto desempenho e baixo preço para o seu tipo de modelo, quando comparando com marcas rivais, o E-Type foi muito bem recebido e o sucesso de vendas mostrou isso mesmo. No geral, a Jaguar lançou 3 gerações deste carro desportivo, vulgarmente designadas como Série 1, 2 e 3, bem como algumas versões de edição limitada.
Quando... mais