Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O XJ13 foi um protótipo de corrida desenvolvido pela Jaguar na década de 60. Este carro que viu, na verdade, um único exemplar a ser produzido tem uma história trágica que o acompanha.
Remonta ao início dos anos 50 o desejo da Jaguar em construir um motor V12 de dupla árvore de cames à cabeça para competir em corridas, em vez de seguirem a estratégia tradicional de desenvolver primeiro a versão de estrada e depois adaptá-la para uma versão de corrida.
Foi apenas em 1965 que começou a construção do primeiro carro cuja carroçaria foi concebida por Malcom Sayer. O XJ13 foi equipado com um motor central V12 de 5.0 litros e uma transmissão manual de 5 velocidades que transmitia a potência às rodas traseiras.
Apesar do XJ13 ser muito importante para os engenheiros e designers que nele trabalhavam, o mesmo não poderia ser dito em relação à gestão da Jaguar que contnuava a atrasar o projeto. Quando a Ford lançou o GT40 7.0, o XJ13 foi considerado ultrapassado apesar de ter sido finalizado. Finalmente, o protótipo foi testado na Motor Industry Research Association e em Silverstone, no entanto, ficou apurado que se o carro fosse para competição vários melhoramentos teriam de ser feitos. Por esta razão o carro foi posto de lado e mais nenhum exemplar foi produzido.
Em 1971 o XJ13 foi usado num vídeo promocional mas sofreu um acidente e ficou quase destruído. Os destroços do carro foram guardados e foi apenas alguns anos mais tarde que Edward Loades o encontrou e decidiu restaurá-lo.
top
Jaguar
A primeira fábrica da Jaguar abriu as portas em 1922 em Blackpool, mas na altura com o nome Swallow Sidecar Company. William Lyons juntavam-se William Walmsley para criar uma nova marca de automóveis, especializada em sidecars. As principais características que procuravam para os seus carros eram o desempenho e o luxo. Em 1928 a marca muda-se para Coventry e em 1934 o nome é encurtado para... mais