Garagem de sonho: dar como presente

XJ-13
Dar este carro a um amigo
XJ-13


escolher amigo

close
Garagem de sonho: comprar carro

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Garagem de sonho: dar carro

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Faz deste version teu fã

Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
XJ-13

XJ-13 (Reino Unido, 1964)

close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
close
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
conteúdos:

História


adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva

Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
História

O XJ13 foi um protótipo de corrida desenvolvido pela Jaguar na década de 60. Este carro que viu, na verdade, um único exemplar a ser produzido tem uma história trágica que o acompanha.

Remonta ao início dos anos 50 o desejo da Jaguar em construir um motor V12 de dupla árvore de cames à cabeça para competir em corridas, em vez de seguirem a estratégia tradicional de desenvolver primeiro a versão de estrada e depois adaptá-la para uma versão de corrida.

Foi apenas em 1965 que começou a construção do primeiro carro cuja carroçaria foi concebida por Malcom Sayer. O XJ13 foi equipado com um motor central V12 de 5.0 litros e uma transmissão manual de 5 velocidades que transmitia a potência às rodas traseiras.

Apesar do XJ13 ser muito importante para os engenheiros e designers que nele trabalhavam, o mesmo não poderia ser dito em relação à gestão da Jaguar que contnuava a atrasar o projeto. Quando a Ford lançou o GT40 7.0, o XJ13 foi considerado ultrapassado apesar de ter sido finalizado. Finalmente, o protótipo foi testado na Motor Industry Research Association e em Silverstone, no entanto, ficou apurado que se o carro fosse para competição vários melhoramentos teriam de ser feitos. Por esta razão o carro foi posto de lado e mais nenhum exemplar foi produzido.

Em 1971 o XJ13 foi usado num vídeo promocional mas sofreu um acidente e ficou quase destruído. Os destroços do carro foram guardados e foi apenas alguns anos mais tarde que Edward Loades o encontrou e decidiu restaurá-lo.



Voltar ao topotop
podes querer ler sobre:
Jaguar


A primeira fábrica da Jaguar abriu as portas em 1922 em Blackpool, mas na altura com o nome Swallow Sidecar Company. William Lyons juntavam-se William Walmsley para criar uma nova marca de automóveis, especializada em sidecars. As principais características que procuravam para os seus carros eram o desempenho e o luxo. Em 1928 a marca muda-se para Coventry e em 1934 o nome é encurtado para...  mais

fechar