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Lamborghini Countach

Lamborghini Countach (Itália, 1971-1989)

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Características Gerais

A Lamborghini lançou o seu supercarro Countach em 1971 e produziu-o desde 1974 até 1990. Ao longo da vida útil de 16 anos deste carro, várias versões e edições limitadas derivaram do primeiro e original Countach.

O "Projeto 112" recebeu o seu nome depois de Nuccio Bertone (dos estúdios de design Bertone onde o carro foi concebido) exclamar a palavra "Countach" (pronuncia-se "coon-tahsh" ou "cun toque" no dialeto do norte da Itália) quando viu o carro, como uma expressão de surpresa positiva.



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História e desenvolvimento

A Lamborghini revelou o Countach ao público pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 1971 e iniciou a sua produção em 1974.

Na região norte italiana de Piemont, "Countach" é na realidade uma expressão de surpresa no dialeto local e que é mais utilizada quando os homens do norte de Itália vêem uma mulher extremamente atraente. A história do Countach conta que Nuccio Bertone (do estúdio de design Bertone) usou essa expressão quando viu pela primeira vez o carro, que tinha como nome provisório "Projeto 112".

Quando a empresa italiana retirou o Countach de 16 anos dos mercados, em 1999, a Lamborghini tinha produzido 2042 exemplares deste modelo.



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Motor e Transmissão

O Countach de tração traseira é alimentado pelo motor V12 central, montado longitudinalmente da Lamborghini. Os carros receberam os motores V12 a partir de um motor inicial com capacidade de 4 litros para o último 5,2 L.
A potência desenvolvida pelos carros Countach variou dos 325 aos 420 cv. Estes carros eram capazes de atingir uma velocidade máxima que rondava os 306 km/h.
O Countach vinha equipado com uma transmissão manual de 5 velocidades.



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Chassis

Estrutura tubular de aço sobre uma grelha de alumínio e chapas metálicas de reforço soldadas.

  Plataforma (Sem dados)   Suspensão Suspensão independente construída com molas helicoidais e amortecedores telescópicos.   Direção Direção de pinhão e cremalheira, sem assistência.   Travões Discos ventilados Girling com auxiliar de vácuo em todas as rodas.

 



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Carroçaria e Design

Marcello Gandini, do estúdio de design Bertone, foi o responsável pelo design deste coupé de duas portas, dois lugares e motor central. O Countach é famoso, sobretudo, pela sua forma angular e afiada, algo que este carro conseguiu popularizar ao ponto de a converter num traço comum nos automóveis de alto desempenho.

Este modelo da Lamborghini foi também muito popular pelas suas portas e pela sua cabine "empurrada-para-a-frente" que se destinava a dar espaço a um grande motor. As portas de abertura para cima, não foram utilizadas apenas por razões de estilo, uma vez que as portas convencionais não se conseguiam ajustar às peculiares dimensões do carro, e como tal as portas utilizadas no Countach eram também funcionais.

O Lamborghini Countach tem uma forma larga e baixa, não muito longa, e uma carroçaria com uma forma angular quase toda conseguida com painéis trapezoidais planos. O carro de estilo agressivo, apesar de se encontrarem algumas linhas curvas e suaves, tem uma cabine de passageiros bastante pequena e muito pouco espaço para bagagem na área atrás do motor.

Para além disso, as janelas dos carros tinham um tamanho tão reduzido que não se podia ver quase nada para trás e apenas uma parte das janelas laterais podiam ser baixadas.



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Trivia

Apesar dos seus 16 anos de produção ativa, o Countach teve um maior sucesso nas vendas, mais de metade de todas as unidades vendidas, nos últimos cinco anos da sua vida, devido a novos proprietários de Lamborghinis naquela época e à sua vontade de aumentar a produção e vendas.



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