Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
A história da Audi começa quando o fundador August Horch abriu uma empresa de automóveis com o nome A. Horch & Cie., em 1899. Em 1901 a sua fábrica completou a montagem do primeiro automóvel Horch. August Horch acabou, no entanto, por ser expulso da sua própria empresa em 1909. Eventualmente, Horch acabaria por criar uma nova empresa automóvel em Zwickau, na Alemanha, onde continuava a produzir carros sob o nome "Horch", apesar de a sua antiga empresa estar a fazer o mesmo.
Depois de o tribunal decidir que só a empresa Horch & Cie original seria autorizada a usar o nome "Horch"nos seus carros, e proibindo August de usar o seu próprio nome no seu negócio, este decidiu usar o nome "Audi" como a marca dos seus carros. A palavra "Audi" em Latim significa "ouvir" ou "escutar" e em alemão diz-se "Horch", continuando de alguma forma o legado de nome de August. "Audi" pode, simultaneamente, surgir como a sigla para as palavras "Auto Union Deutschland Ingolstadt", embora a marca Auto Union tenha surgido apenas muitos anos depois.
O primeiro automóvel Audi foi um modelo de 2,6 litros e a marca alemã rapidamente começou a entrar em competições de corrida, onde os primeiros modelos Audi alcançaram algum sucesso. No entanto, August Horch, abandonou a Audi em 1920. O ano seguinte tornou-se um marco importante para a Audi, uma vez que se tornaram na marca automóvel alemã a lançar um modelo de produção com direção à esquerda: o Audi Type K, lançado em 1921.
Depois de alguns anos tumultuosos de crise financeira intermitente, a Audi acabou por se fundir com mais três fabricantes de automóveis alemãs: Horch, DKW e Wanderer. As quatro empresas juntas formaram a Auto Union. Durante a Segunda Guerra Mundial as fábricas da Auto Union foram transformadas em importantes fornecedores de veículos para o exército alemão, enquanto que a produção de automóveis civis foi suspensa. As fábricas foram, no entanto, seriamente bombardeadas e destruídas, acabando por ser desmanteladas e confiscadas após a guerra com nenhum tipo de compensação.
Graças à ajuda financeira proveniente do Plano Marshall juntamente com os empréstimos que foram concedidos pelo Estado da Baviera, a empresa Auto Union foi reconstruída em Ingolstadt, Baviera, e reabriu as portas a 3 de Setembro de 1949. O primeiro modelo do pós-guerra da Auto Union foi lançado no ano seguinte, mas os carros da empresa estavam agora a ser comercializados com o emblema DKW. A Daimler-Benz comprou uma percentagem de 87% da empresa em 1957 e o restante em 1958, tornando-se proprietária de 100% da Auto Union.
O Volkswagen Group comprou os direitos de comercialização da Auto Union, bem como a planta de Ingolstadt, em 1964, e decidiu lançar a marca Audi de volta ao mercado e acabando por desistir do emblema DKW. Cinco anos mais tarde, a Auto Union e as empresas NSU foram fundidas para dar origem à nova empresa Audi NSU Auto Union AG. A partir desse momento, a marca Audi foi a única a ser utilizada nos seus carros. O nome da empresa foi reduzido em 1985 para apenas Audi AG.
A Audi tem vindo a aumentar continuadamente as suas vendas, quebrando o seu próprio recorde de vendas a cada ano durante os últimos 13 anos. A empresa atingiu o seu 13º recorde consecutivo em 2008 depois de ter vendido 1,003,400 carros Audi.
top
O logótipo de anéis interlaçados da Audi remonta a 1932 quando a Auto Union, a anterior empresa Audi, se fundiu com as fabricantes automóveis DKW, Horch e Wanderer. Cada um dos quatro anéis entrelaçados representa, portanto, cada uma dessas empresas, ligadas entre si como uma só.
O grupo Auto Union acabaria por se tornar na marca de carros Audi que hoje conhecemos em 1985, mas a empresa manteve os quatro anéis interlaçados como símbolo da marca.
top
A fabricante de automóveis alemã Audi tem vindo a competir em vários eventos de automobilismo desde 1930, construindo uma sólida e notável tradição no mundo das corridas desde então. O carro de competição de maior sucesso da Audi até agora foi o Quattro turbo e de tração integral que a empresa lançou em 1980 e que venceria uma quantidade admirável de eventos de corrida e ralis em todo o mundo. O Audi Quattro foi particularmente bem sucedido no Campeonato Mundial de Rali (WRC) ao vencer o título de construtores para as temporadas de 1982 e 1984. Os pilotos Hannu Mikkola e Stig Blomgvist também recolheram títulos de piloto para a Audi em 1983 e 1984, respetivamente, competindo ao volante de um Quattro.
A marca alemã deixou uma grande marca na temporada 1984 do WRC ao conquistar todos os lugares do pódio em Monte Carlo e nos ralis da Suécia. Apesar de todo o seu sucesso, a Audi retirou-se do rali internacional em 1986 após um grave acidente que ocorreu numa corrida em Portugal. Ao longo da sua carreira nas corridas de rali, a Audi também bateu vários recordes no Pikes Peak International Hill Climb.
Em 1988 a empresa alemã focou os seus esforços no continente norte-americano, participando na Trans-Am nesse ano e no IMSA GTO em 1989. Apesar de ter vencido muitas das corridas, a Audi acabou por não ser bem sucedida em competições desse tipo e nunca conquistou um título.
A Audi decidiu então focar-se na série Supertouring em 1993, uma competição que estava a atrair cada vez mais atenção. A equipa da Audi competiu na temporada de 1993 do Supertourisme francês e do Superturismo italiano. A equipa iria competir em 1994 no Super Tourenwagen (STW) alemão e em 1995 no British Touring Car Championship (BTCC).
Em 1998 a empresa decidiu avançar para corridas de carros desportivos, e para tal propósito desenvolveram no ano seguinte um protótipo de capota aberto e um modelo GT. O protótipo de capota aberta foi o Audi R8R e o modelo GT foi o Audi R8C.
O Audi R8 venceu o título no Le Mans durante três temporadas consecutivas, de 2000 a 2002, depois de ter vencido também a temporada inaugural do American Le Mans em 1999.
A Audi voltou com forças renovadas para a série de carros de turismo em 2004 com duas unidades Audi A4 da equipa "Joest Racing". Na temporada de 2005 do 24 Horas de Le Mans entraram três carros Audi R8 que alcançaram um grande sucesso, com um primeiro, terceiro e quarto lugares. Em 2006 o Audi R10 TDI foi lançado para substituir e continuar com o sucesso do R8, que foi de facto alcançado com a vitória naquele ano do 24 Horas de Le Mans.
top