Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
adicionar secção
Esta funcionalidade exige que estejas registado no autoviva
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
História
Na viragem para o século XX a família Maserati tinha seis irmãos de alguma forma envolvidos na engenharia ou no design automobilístico. Alfieri, Bindo, Carlo, Ettore, Ernesto e Mario Maserati eram na altura responsáveis pela produção de carros de corrida para a Diatto. Quando a marca foi suspensa em 1926 os irmãos resolveram criar o primeiro Maserati e a consequente criação da marca. Nesse mesmo ano Alfieri Maserati ganharia a Targa Floria com um Maserati o que marcou o início da produção de veículos de competição.
Apesar da morte de Alfieri em 1932, os irmãos decidiram continuar com a empresa, produzindo carros e vencendo competições. Em 1937 os irmãos Maserati vendem as respetivas percentagens da marca à família Orsi. Os irmãos mantêm-se a trabalhar na Maserati durante mais dez anos. Nessa altura a sede da marca muda-se para Modena.
Quando começou a Segunda Guerra Mundial, a empresa italiana deixou de lado a produção de carros a fim de ajudar os esforços de guerra italianos, produzindo componentes. A empresa também tentou produzir um automóvel V16 especial para Benito Mussolini, mas nunca aconteceu. Após o conflito ter terminado, a Maserati recomeçou a produção de carros e logo depois os irmãos Maserati deixariam a empresa para sempre em 1947. Estes abriram, então, a empresa automóvel O.S.C.A. que sobreviveu por duas décadas.
Nos finais da década de 50 a direção da Maserati começou a apostar em carros de estrada para além dos desportivos e dos carros de competição. Em 1968 a Maserati é comprada pela Citröen e as duas marcas passaram a partilhar engenharia e tecnologia de forma a aperfeiçoarem os seus veículos. Quando a Citröen se fundiu com a Peugeot a Maserati apenas sobreviveu graças a fundos do governo italiano e acabou por ser comprada em 1975 por Alessandro de Tomasso. O antigo piloto de corridas tomou o leme da empresa e ressuscitou-a.
A americana Chrysler comprou uma significativa percentagem da Maserati no início dos anos 90 mas pouco tempo depois o Grupo Fiat comprou a marca e começou a investir na sua revitalização. A Ferrari assumiu o controlo total da Maserati em 1999, para que esta se tornasse no seu segmento de luxo, mas acabou por “devolvê-la” ao Grupo Fiat em 2005.
top
[ reportar isto ]