Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
A paixão pelo desporto levou o neozelandês Bruce McLaren a iniciar a sua própria equipa de corrida em 1963. McLaren começou com um fortemente modificado Cooper Zerex, que acabou por ser o primeiro carro desportivo Mclaren.
Até 1989 a Mclaren estava focada na competição, mas nesse ano a Mclaren Automotives foi fundada. O objetivo principal era de incorporar toda a tecnologia de corrida, principalmente os desenvolvimentos de Fórmula 1 na produção de carros de estrada.
O primeiro carro, um muito bem recebido carro desportivo, classificado pela crítica como um supercarro, foi o F1. Tudo era super neste carro, incluindo o preço. Introduzido em 1992, o F1 era o carro de produção mais rápido do mundo, atingindo uns impressionantes 386,7 km/h. O F1 só foi superado em velocidade 7 anos após a sua produção pelo Bugatti Veyron e pelo SSC Ultimate Aero TT. Mas esses carros eram turbo, o que significa que o F1 ainda é o carro de produção naturalmente aspirado mais rápido.
Outros modelos nunca vistos seguiram-se ao F1. A Mclaren lançou o primeiro carro de Fórmula Um que permitia ao passageiro sentar-se diretamente atrás do condutor. Entre vários projetos abortados, desde uma parceria com a DaimlerChrysler, surgiu o Mercedes-Benz SLR Mclaren em 1999. Este foi outro supercarro.
A Mclaren tem outros projetos para o futuro e outro supercarro pode estar a caminho. No entanto, a empresa nunca negligencia as corridas, e o automobilismo continua a ser uma das suas principais prioridades.
top
A equipa de corrida Mclaren é mais conhecida pela sua participação nos campeonatos de Fórmula 1, mas tem pontuações impressionantes noutras provas. Venceu o 24 Horas de Le Mans em 1995, o Campeonato GT em 1995 e 1996. Também já foi nº 1 na Indianápolis 500 e no Can-Am. Na verdade, é a única equipa de corrida a ter vencido nos campeonatos de Fórmula Um, Indianapolis 500, Can-Am e Le Mans.
top