Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Fundada em 1857 por Alexander Wilson, a Vauxhall era originalmente conhecida como Alex Wilson and Company e era uma fabricante de bombas e motores marítimos, tendo começado a fabricar carros apenas em 1903. O segundo nome da empresa foi Vauxhall Iron Works, mas foi novamente alterado em 1907 para o atual nome, Vauxhall Motors.
O primeiro carro Vauxhall foi um modelo de cinco cavalos com apenas duas marchas para frente. Em 1908 foi dada a Laurence Pomeroy a oportunidade de conceber um novo motor que acabou por vencer na classe E do certame RAC and Scottish Reliability Trial em 1908. Esse mesmo Y-Type foi um sucesso, tanto mais que a empresa decidiu produzi-lo como o carro A09, que deu origem ao Vauxhall A-Type que foi produzido até 1920.
Em 1925 a Vauxhall foi adquirida pela General Motors e enfrentou uma alteração à sua imagem pública, uma vez que era considerada uma marca cara e algo exclusiva antes da guerra e após a guerra começou a produzir o primeiro camião Bedford e um Vauxhall Cadet de 2.0l de baixo custo. Durante a Segunda Guerra Mundial a produção de carros foi suspensa, a fim de se focar no fabrico do novo tanque Churchill. Depois da guerra a produção foi retomada e a Vauxhall começou a produzir carros mais comuns que conduziram à expansão da empresa. A nova fábrica foi inaugurada em Ellesmere Port, em 1962 e, no final da década, o Vauxhall Viva e Victor estavam já a atingir um grande número de vendas.
O Viva foi um dos modelos mais vendidos e populares no Reino Unido, mas a marca ainda era ultrapassada em número de vendas pela Ford e pela British Leyland. Assim, no início da década de 1980 a Vauxhall começou a comercializar um novo hatchback familiar, o Astra, mas foi o Cavalier que marcou o caminho para o sucesso da marca britânica. Nos anos seguintes a empresa comercializou o Calibra, Carlton, Corsa e Vectra.
Desde o ano 2000 a Vauxhall foi capaz de se aproximar dos números da Ford, com o novo e atualizado Corsa, arrecadando o segundo lugar entre os carros novos mais populares da Grã-Bretanha e a quinta geração do Astra a alcançar o segundo lugar entre os carros mais vendidos na Grã-Bretanha nos anos de 2005 e 2006.
Atualmente, a maioria dos carros Vauxhall são produzidos na Alemanha, Espanha e Polónia, nas fábricas da Opel, sendo que uma alta percentagem dessa produção é exportada, principalmente para ser vendida sob o nome Opel.
top