A Matra tem a sua origem numa empresa contratante de aeronáutica pré-1ª Guerra Mundial, chamada CAPRA, que mais tarde viria a mudar o nome para Matra Mechanique-Aviation-TRAction), em 1942. A Matra surgiu pela primeira vez na indústria automóvel em 1965 quando adquiriu a Automobiles René Bonnet. A marca enveredou num programa ambicioso de participação em rallies e outras competições automobilísticas. O primeiro automóvel Matra era um modelo desportivo que foi produzido em 1967. Em 1973, depois de um acordo com a Chrysler, a empresa produziu o Matra-Simca. Em 1979, a marca Simca mudou de nome para Talbot e a Matra produziu o Talbot-Matra Murena. Em 1983 a Matra foi comprada pela Renault mas manteve-se no activo até 2001, quando a Renault decidiu produzir automóveis “dentro de portas”. Depois de um acordo falhado com a Rover, a Matra parou a produção em 2003 mas foi comprada pela italiana Pininfarina. A empresa adoptou o nome Matra Automobile Engineering e tornou-se na base de negócios francesa da Pininfarina.
Matra Automobile Engineering SAS