Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por:
A AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
8213 fotografias
27 vídeos
decidiu recuperar o nome QuattroAudi QuattroAlemanha, 1980 > presente2 fotografias
no ano do seu 30º aniversário com o novo protótipo coupé desportivo Sport Quattro híbrido no Salão Automóvel de Frankfurt.
Apesar da forma ser familiar, o protótipo utiliza um motor VWVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
9654 fotografias
31 vídeos
4.0 TSI V8 twin-turbo com desativação de cilindros e um motor híbrido colocado entre o motor e a transmissão para disponiblizar uma potência combinada de 691cv (700PS) e 800Nm de binário. O carro consegue atingir os 100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima de 305 km/h. Mesmo com toda a potência, o carro emite 59g/km de CO2 e consome 2.5l/100km de combustível.
O Sport QuattroAudi Sport QuattroAlemanha, 1980 > presente3 fotografias
original foi lançado no Frankfurt Motor Show em 1983, como a versão de maior desempenho do coupé desportivo Quattro, que a marca lançou em 1980. Tinha um motor de 302cv turbo de cinco cilindros, tração integral e uma distância entre eixos mais curta para homologar o carro para o Campeonato Mundial de Rally.
O design do Sport Quattro é uma simplificação do carro original, provavelmente porque não está a ser desenvolvido para ser homologado como carro de corrida. O veículo tem o mesmo perfil básico como o carro original com um pilar C traseiro incrivelmente largo que faz com que o carro pareça mais pesado atrás e mais curto à frente. Ainda assim o carro tem uma presença forte.
O Quattro Sport tem 4.602m de comprimento, com uma distância entre eixos de 2.784m. De altura tem apenas 1.386m.
A frente é dominada por uma enorme grelha hexagonal para levar ar fresco até aos turbos e arrefecer o radiador das baterias. Em cada um dos lados existem ainda entradas de ar para os travões bastante grandes. Os faróis relembram o carro original, com quatro luzes de circulação LED retangulares que ecoam a forma do Sport Quattro original. O capot é relativamente simples, exceto as barras em ambos os lados que formam os arcos dos pára-lamas dianteiros.
Na parte traseira, o design do protótipo Quattro Sport é igualmente contido. Uma linha semelhante à da frente percorre todo o pára-lamas traseiro até à zona da mala. A porta da bagageira é curta e está quase escondida pelos pilares C. Os faróis traseiros são retângulos LED simples.
O Sport Quattro tem um peso bruto de 1850 kg graças a medidas de redução de peso, como utilização de compósitos e alumínio. A plataforma é feita a partir de uma mistura de painéis de aço de ultra resistência e de alumínio. As portas e pára-lamas são de alumínio, e o tejadilho, capot e mala são feitos de fibra de carbono.
O motor 4.0 TSI twin-turbo V8 tem 553cv (560PS) e 700Nm de binário e está equipado com os sistemas de desativação de cilindros e start/stop. O motor elétrico está posicionado entre o motor e transmissão e fornece mais 148cv e 400 Nm. O Sport Quattro tem uma bateria de iões de lítio de 14.1kWh com refrigeração líquida na parte traseira e tem uma autonomia de 50 quilómetros em modo elétrico. A potência é encaminhada para as quatro rodas através de uma transmissão Tiptronic de oito velocidades.
O condutor pode escolher entre conduzir com qualquer motor ou com ambos.
No Salão de Frankfurt a Audi vai mostrar o carro com o seu sistema de carregamento doméstico de fixar na parede.
EnciclopédiaAudi |