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As marcas de automóveis alemãs estão prestes a ter de enfrentar um problema de idade. Os seus funcionários estão a envelhecer e não há número suficiente de trabalhadores qualificados para substituí-los. A BMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
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tem vindo a tentar encontrar uma solução e descobriu que a melhor maneira de lidar com os trabalhadores mais velhos é construir as suas fábricas de uma forma mais fácil para que estes lá possam trabalhar
A idade média de um funcionário da BMW na Alemanha será de 47 anos em 2017, mas a BMW obteve estes dados com antecedência suficiente para lidar com essa questão. Em 2007 a BMW começou uma experiência na fábrica de Dingolfing ao converter uma linha de produção com guinchos especiais, bancos de trabalho reguláveis em altura e pisos de madeira específicos para os trabalhadores mais velhos. Preencheu os lugares daquela linha experimental com alguns dos seus funcionários mais velhos e constatou que os trabalhadores nesta linha foram superando os trabalhadores mais jovens das outras linhas. Estes funcionários produziram a mesma quantidade de peças, mas com menos falhas do que os trabalhadores mais jovens. Desde então, a BMW tem linhas especiais de instalação de produção para os trabalhadores mais velhos em muitas das suas fábricas.
A solução funciona parcialmente por causa dos carros que a BMW produz. Durante a construção de carros de luxo, a qualidade é mais importante do que o volume. Existem mais tarefas intrincadas baseadas na habilidade de produção nos BMWs do que num fabricante automatizado de grandes volumes.
A AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
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tomou conhecimento do sucesso da BMW e já começou a encontrar lugares para os trabalhadores mais velhos. Cerca de metade do pessoal responsável por empacotar os kits de veículos da Audi têm algum tipo de deficiência física. Estes ktis são enviados para o estrangeiro e são montados na Índia e na China. Desde a implementação destas técnicas de produção mais amigas do trabalhador a produtividade cresceu 40%. Estes trabalhadores são capazes de produzir 96% do que os trabalhadores sem limitações físicas conseguem.
A DaimlerDaimlerAlemanha, 1889 > presente12 modelos
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parece estar mais relutante em adaptar-se a uma força de trabalho mais envelhecida. A idade média de um trabalhador da empresa era de 43 em 2010 e será de 47 em 2020. Os sindicatos estão a solicitar cedências que signifiquem menos esforço físico para os trabalhadores de fábrica, mas a Daimler mostrou-se relutante.
Fonte: Automotive News Europe
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