Hoje decorreu no Brasil a última corrida da temporada de 2012 da Fórmula 1 e independentemente do que aconteceria, iriamos ter um novo tricampeão do Campeonato Mundial de Pilotos.
Foi uma corrida incrível desde o início com a chuva a vir e ir. Sebastian Vettel quase perdeu tudo no primeiro conjunto de curvas e perdeu matematicamente o campeonato várias vezes durante a corrida. Mas sagrou-se campeão apesar de tudo ao terminar em sexto.
A Red Bull levou ambos os títulos, o de pilotos e o de construtores.
Alonso deu o seu melhor e terminou em segundo, tanto na corrida como no campeonato, e fez um trabalho incrível hoje.
Mas se houve uma estrela da corrida, no entanto, esse foi Nico Hulkenberg que liderou durante cerca de metade da corrida e terminou em quinto.
A corrida
Antes da corrida, Pastor Maldonado recebeu uma penalização que o fez recuar 10 lugares na grelha por ignorar uma ordem dos stewards da FIA para pesar o carro durante a qualificação. Maldonado caiu do sexto para o 16º lugar na grelha e permitiu a Fernando Alonso subir um lugar para a sétima posição, o que o permitiu ficar a três lugares de Sebastian Vettel.
Pedro de la Rosa também recebeu uma penalização de cinco lugares por ter mudado a transmissão, mas uma vez que já ia partir do último lugar da grelha a penalização não teve efeito direto na ordem de partida.
Felipe Massa teve um arranque surpreendente subindo para a segunda posição, mas a ação não demorou a chegar. Nas primeiras curvas houve contato entre Senna e Perez. Isto acabou por prejudicar Vettel ao causar danos no piso do carro, danos que os engenheiros afirmaram não ser possível reparar. Senna e Perez foram eliminados da corrida. Pastor Maldonado também foi envolvido na confusão e foi eliminado.
Já na segunda volta, Massa caiu para terceiro. Webber estava a pressionar com força e na chegada/partida Alonso contornou-os e ficou em terceiro.
A chuva ficou mais forte e Alonso derrapou para fora da pista e caiu para quarto na volta 5. A chuva continuava a piorar e Grosjean perdeu aderência na volta de 7 até colidir com a parede. Na frente, Lewis Hamilton e Jenson Button intercalavam a liderança, mas a McLaren ainda estava em primeiro e segundo.
Vettel, Webber, Hamilton e Alonso trocaram de pneus para a chuva na volta 11. No entanto, duas voltas mais tarde a chuva começou a desacelerar.
Na volta 17 eram Button e Nico Hulkenberg a liderar. Nenhum dos dois recorreu às boxes durante a chuva e isso deu-lhes vantagem. A pista foi secando e Hulkenberg continuou a pressionar Button encontrou dificuldades na ultrapassagem porque a pista ainda estava molhada. Na volta 18 apenas 0,3 segundo os separava. Uma volta depois, Hulkenberg investiu e assumiu a liderança.
Com a pista a secar, Hamilton e Alonso fizeram uma paragem para voltar a trocar os pneus para tempo seco, o que os atrasou para a quarta e oitava posição respetivamente. Vettel trocou de pneus na volta seguinte e voltou a entrar na corrida em nono lugar.
O safety car entrou em pista na volta 23 devido a todos os detritos na pista que se foram acumulando. Hulkenberg e Button tinham 43 segundos de vantagem sobre Hamilton que estava no terceiro lugar e quase um minuto sobre Alonso. Atrás do carro de segurança a ordem era: Hulkenberg, Button, Hamilton, Alonso e Vettel.
O safety car voltou na volta 30. Webber perdeu aderência e saiu da pista para perder vários pontos. As coisas mantiveram-se após a saída do carro de segurança.
A chuva voltou na volta 47. Hulkenberg perdeu a extremidade traseira do carro na volta seguinte e permitiu a Hamilton subir ao primeiro lugar. Hulkenberg voltou em segundo.
Hulkenberg ultrapassou Hamilton na primeira curva da volta 55. Heikki Kovalainen estava na frente de Hamilton. Hamilton foi forçado a desacelerar por causa de Kovalainen e Hulkenberg perdeu a traseira e deslizou para Hamilton. Hulkenberg perdeu o controlo e quebrou a suspensão dianteira de Hamilton. Hulkenberg recebeu uma penalidade pelo incidente.
O safety car saiu na volta 70 de 71 para terminar a temporada sob a bandeira amarela. Paul di Resta deslizou na parede no caminho até à linha de partida/chegada.
Resultados do GP do Brasil - Campeonato de 2012 de Fórmula 1
Posição |
Piloto |
Equipa |
1 |
Jenson Button |
McLaren-Mercedes |
2 |
Fernando Alonso |
Ferrari |
3 |
Felipe Massa |
Ferrari |
4 |
Mark Webber |
Red Bull-Renault |
5 |
Nico Hulkenberg |
Force India-Mercedes |
6 |
Sebastian Vettel |
Red Bull-Renault |
7 |
Michael Schumaher |
Mercedes |
8 |
Jean-Eric Vergne |
Toro Rosso-Ferrari |
9 |
Kamui Kobayashi |
Sauber-Ferrari |
10 |
Kimi Raikkonen |
Lotus-Renault |
11 |
Vitaly Petrov |
Caterham-Renault |
12 |
Charles Pic |
Marussia-Cosworth |
13 |
Daniel Ricciardo |
Toro Rosso-Ferrari |
14 |
Heikki Kovalainen |
Caterham-Renault |
15 |
Nico Rosberg |
Mercedes |
16 |
Timo Glock |
Marussia-Cosworth |
17 |
Pedro de la Rosa |
HRT-Cosworth |
18 |
Narain Karthikeyan |
HRT-Cosworth |
19 |
Paul di Resta |
Force India-Mercedes |
20 (DNF) |
Lewis Hamilton |
McLaren-Mercedes |
21 (DNF) |
Romain Grosjean |
Lotus-Renault |
22 (DNF) |
Pastor Maldonado |
Williams-Renault |
23 (DNF) |
Bruno Senna |
Williams-Renault |
24 (DNF) |
Sergio Perez |
Sauber-Mercedes |
Podes ver aqui as Classificações Gerais do Mundial de Pilotos e de Construtores.
EnciclopédiaMcLarenMP4-27 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 146 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 7, Semi-automática
Potência máxima -- Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |