Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Já alguma vez pensaram em quanto o vosso cão polui? E se o compararem com o vosso carro, qual é que polui mais? A resposta parece simples mas não é, preparem-se para uma grande surpresa...é que segundo um grupo de cientistas neozelandeses os cães têm uma maior pegada ecológica.
A comparação foi feita por Robert e Brenda Vale, especialistas de sustentabilidade na Universidade Victoria de Wellington, no seu livro Time to Eat the Dog no qual comparam a pegada ecológica dos animais de estimação das famílias com outros elementos do dia-a-dia.
Primeiro foi preciso saber quanto é que polui um cão médio e para isso analisaram aquilo que ele come e a quantidade de área necessária para produzir aquele alimento. Desta forma, calcularam que um cão de tamanho médio consome 90g de carne e 156g de cereais em cada porção de 300g de comida seca. Ora, para que esta comida seja produzida são necessários 0.84 hectares por ano.
Já o carro dos Vale é um ToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
4570 fotografias
10 vídeos
Land CruiserToyota Land CruiserJapão, 1951 > presente10 gerações
51 versões
157 fotografias
4.6 litros com consumos muito elevados. Os cientistas calcularam que faz em média cerca de 9656 km por ano e que ao longo da sua existência consumiu 55.1 gigajoules de energia anuais, incluindo a energia necessária para o produzir e para o conduzir. No total os investigadores concluíram que a pegada do SUV da família Vale era de 0.41 hectares, menos de metade da do cão.
Robert Vale refere que o objetivo da investigação não é de todo dizer ao mundo que os SUV são uma boa opção, mas mostrar que estes veículos têm sido acusados de prejudicarem o ambiente, enquanto que os sistemas de produção de alimentação dos cães têm sido totalmente ignorados.