Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por: Carlos Sousa
Carlos Sousa surpreendeu tudo e todos na primeira etapa daquela que é a sua 15ª participação no ráli Dakar ao vencer a primeira etapa que ligou Rosario e San Luis, na Argentina. O português bateu o argentino Orlando Terranova em MINI, que tem como co-piloto outro português António Fiuza, por 11 segundos. No terceiro lugar ficou um dos favoritos à vitória, o qatari Nasser Al-Attiyah também em MINI, a 47 segundos.
“Conseguimos um bom resultado, mas foi muito duro. Não tínhamos ar condicionado no carro e bloquearam todas as entradas de ventilação. Por altura do quilómetro 50, avariaram-se as saídas de ar do turbo, de forma que o ar do motor nos chegava diretamente ao habitáculo. Faziam uns 70 graus ali dentro e tínhamos dificuldades inclusivamente para respirar!”, contou Carlos Sousa no final ao site oficial da prova.
O piloto português partiu para a edição deste ano do Dakar com baixas expectativas, apontando como objetivo terminar entre os dez primeiros. Esta é a terceira vez que o piloto da Great Wall se encontra na liderança do Dakar, algo que já tinha acontecido em 2000 e em 2007.
A defender o título conquistado nos dois últimos anos, o francês Stéphane Peterhansel não teve o melhor dos arranques, terminando no sexto lugar a 4 minutos e 21 segundos de Carlos Sousa.