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autoviva2012-11-06 10:30:25

Em busca do progresso: os veículos experimentais da Daimler

Para o competitivo mercado automóvel, a constante inovação tecnológica é a chave para o sucesso comercial. Não é de admirar, portanto, que muitas das mais prósperas e antigas marcas de automóveis invistam grande parte dos seus orçamentos no desenvolvimento de novas ideias, sejam estas tecnológicas ou ao nível do design. Os resultados são bastantes vezes veículos peculiares com uma utilização limitada para os consumidores.

Mas ao criar um veículo único, focado apenas em certas características, os designers e engenheiros conseguem desenvolver tecnologias avançadas que resultam em novos gadgets depois adaptados e usados nos carros de produção em série.

Tendo em consideração os veículos experimentais desenvolvidos pela Daimler desde os primórdios do setor automóvel, mais sistematicamente desde a década de 70 em forma de protótipos experimentais, é seguro defender que uma ideia aparentemente descabida e bizarra pode desencadear o desenvolvimento de um produto vencedor.

Benz Model 1

Este veículo de três rodas é considerado o primeiro automóvel do mundo. Embora discutível, não há dúvida que o inventor Karl Benz contribuiu com as bases para o que hoje conhecemos como a forma mais comum de transporte moderno: um veículo movido por um motor a gasolina. No entanto, sem a quarta roda e com uma velocidade máxima de 16 km/h, muitas inovações estão ainda pela frente...

Mercedes-Benz C-111 I

A Mercedes-Benz apresentou o C 111 no Salão de Frankfurt de 1969. O carro serviu para testar o motor Wankel, uma unidade de três rotores que debitava 280 cv e permitia atingir uma velocidade máxima de 260 km/h. Para além do motor, também o design cor de laranja brilhante em forma de cunha torna este carro num dos mais icónicos protótipos experimentais de todos os tempos.

Mercedes-Benz C-111 II

Uma versão revista do C 111 foi revelada no Salão de Genebra. Esta apresentava um motor Wankel de quatro rotores com uma potência de 350 cv. Pouco mais se ouviu falar sobre o motor Wankel quando a tecnologia diesel se impôs. O C 111-D II era alimentado por um motor diesel de cinco cilindros 3,0 litros com 190 cv. Em 1978 o C 111-III tinha uma potência de 230 cv com um intercooler adicional.

Auto 2000

A Mercedes apresentou pela primeira vez o Auto 2000 no Salão de Frankfurt de 1981. Este protótipo experimental tinha uma carroçaria aerodinâmica optimizada com um coeficiente aerodinâmico de 0,28. Foram testados no carro três conceitos diferentes de motor: uma unidade de gasolina V8 com corte automático do cilindro, um motor diesel de 3,3 litros e um motor de turbina a gás.

Mercedes-Benz NAFA

Ruas congestionadas, estacionamento dispendioso e engarrafamentos levantaram novos problemas que a Mercedes respondeu com o pequeno veículo NAFA. O carro de dois lugares contradizia tudo aquilo que a empresa representava e abriu caminho para dois modelos de sucesso da década de 90: o Classe A e o smart.

Mercedes-Benz F 100

As características técnicas do F100 que levaram à sua produção em série são numerosas. Estas incluem: um telefone operado por meio de botões no volante (lançado no Classe S W 220 de 1998), cruise control autónomo (também lançado na série W 220), um teto solar (lançado no Maybach 62 de 2002), entre outras.

Mercedes-Benz C 112

Para a temporada de 1990 no Grupo C, a Mercedes e a Sauber competiram com o C 11 e tornaram-se campeãs do mundo. Os engenheiros da Mercedes quiseram depois trazer sistemas de condução dinâmica ativa para os carros de produção, o que resultou no desportivo C 112. O seu desempenho na estrada roça os limites físicos com o mais alto nível de segurança ativa.

Mercedes-Benz Vario

Um carro, quatro veículos: a variabilidade é o cerne do protótipo de investigação Vario que foi apresentado no Salão de Genebra de 1995. O VRC pode ser convertido em quatro carros diferentes: em dias de semana é um sedan. Para viagens mais longas oferece a capacidade de uma carrinha. No verão transforma-se num cabriolet. E para cargas pesadas há a pick-up com espaço de carga aberto.

F200 Imagination

Será que o carro do futuro ainda tem volante? O F 200 Imagination, apresentado no Salão de Paris em 1996, testou uma nova ergonomia. Manípulos laterais para conduzir e travar substituem o volante. Os elementos mecânicos que existiam anteriormente são aqui ligados com atuadores elétricos e hidráulicos.

Mercedes-Benz F300 Life-Jet

O desenvolvimento do F 300 Life Jet arrancou devido a uma questão específica: Como é possível combinar a sensação e dinâmica de curvas de uma mota com o conforto e a segurança de um carro? Com três rodas a estabilidade é maior do que com duas. A parte superior pode ser fechada e os cintos de segurança são incorporados. A experiência pode ainda ser partilhada com um segundo passageiro.

F400 Carving

O F300 permitiu ganhar experiência com o ajuste ativo da cambagem das rodas. A investigação seguiu-se para um veículo de quatro rodas, o F 400 Carving. Os seus sistemas melhoraram a segurança, dinâmica e prazer na condução. A característica mais notável do protótipo: as rodas externas inclinam-se até 20 graus, o que melhora a estabilidade direcional e a aderência e reduz o perigo de derrapagem.

Mercedes-Benz F 500 Mind

O Mercedes-Benz F 500 Mind foi apresentado no Salão de Tóquio de 2003. O carro de quatro portas, concebido como um sedan fastback moderno, serviu como um laboratório de pesquisa sobre rodas e demonstrou mais de uma dúzia de ideias técnicas, entre elas uma unidade híbrida diesel-elétrica. O protótipo F 500 Mind já antecipa futuras normas de emissões.

Carro biónico

Com o carro biónico a empresa conduziu uma investigação sobre o potencial desta tecnologia para o desenvolvimento automóvel. Pela primeira vez, os engenheiros olharam especificamente para um modelo na natureza: o peixe-cofre que tem a forma aerodinâmica ideal. Com capacidade para quatro pessoas e um valor de 0,19 cd, o protótipo é dos mais eficientes aerodinamicamente da categoria.

F 600 HYGENIUS

O F 600 HYGENIUS é alimentado por uma célula de combustível de 116 cv, consome apenas 2,9l/100 km e tem uma autonomia de mais de 400 km com um depósito de hidrogénio. A célula é 40% menor do que anteriormente e mais eficiente. A energia que não é necessária para a condução é armazenada numa bateria de iões de lítio de modo a que o sistema continue a operar de forma semelhante.

F700

O F 700 é alimentado por um motor de 4 cilindros compacto de 1,8 litros. Um turbocompressor de duas fases é responsável pela resposta do motor e potência de aceleração. O motor de combustão interna é suportado pelo motor elétrico do módulo híbrido para o arranque. A potência máxima é de 238 cv e o motor elétrico desenvolve mais 20 cv. O F 700 tem um consumo de combustível de 5,3l.

F 800 Style

No Salão de Genebra de 2010 a Mercedes revelou o F 800 Style. Este sedan de luxo de cinco lugares combina sistemas de condução eficientes com segurança e conforto. O carro possui uma plataforma de unidade múltipla que é adequado tanto para condução em modo elétrico com célula de combustível, como para modo híbrido plug-in que pode ter uma autonomia de 30 km apenas a energia elétrica.

Enciclopédia
Mercedes-BenzMercedes-Benz

2 comentários

FredSantos
Realmente é fantástico pensar que as vezes são as ideias mais bizarras que acabam por contribuir tanto para o desenvolvimento da industria... basta pensar que a primeira vez que se inseriu um motor...
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06.11.2012 @ 10:43
tlopes
Penso que foi Ford que disse que se ele fizesse o que o mercado queria, a esta hora estaria a construir carroças com mais cavalos (animais) em vez de apostar no automóvel!
06.11.2012 @ 12:28
Anonymous

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