Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Equipa MINI X-Raid pronta para mais um Dakar

MINI espera conquistar a terceira vitória consecutiva na prova

 
 
Slideshow
MINI espera conquistar terceira vitória consecutiva em 2014

A MINIMINI (BMW)MINI (BMW)Alemanha, 2000 > presente15 modelos
2211 fotografias
7 vídeos
espera alcançar uma terceira vitória consecutiva na classificação geral do Rally Dakar de 2014. O evento decorre este ano entre os dias 5 e 18 de janeiro, com 13 etapas especiais a decorrerem na Argentina, na Bolívia e no Chile.

Uma das principais alterações do evento deste ano é que os carros, as motas e os camiões terão rotas ligeiramente diferentes ao longo das etapas. As motas vão percorrer 5228 km de especiais cronometradas, os carros terão 5522 quilómetros de especiais, e os camiões 5212 km. Além das etapas especiais cronometradas, cada dia também tem troços de duração indeterminada que fazem a ligação entre as diferentes etapas e que varia entre os 3506 km e os 3976 km, dependendo do veículo. Para terminar a prova no dia 18 um veículo terá de percorrer mais de 9000 quilómetros de condução, incluindo troços de deserto, um valor mais 1000 km superior comparativamente ao ano passado.

A equipa MINI ALL4 Racing tem Stephane Peterhansel como piloto principal. O francês venceu as duas últimas edições com a MINI e já soma seis vitórias em motas e cinco vitórias em carros, sendo o atual recordista de vitórias da história do evento.

Mesmo com um veterano como Peterhansel do seu lado, a MINI não está a deixar nada ao acaso. A equipa vai contar com 11 carros inscritos, quatro oficiais e sete de equipas privadas, o que pode tornar difícil que seja outra equipa para além da MINI a conquistar nova vitória na prova sul-americana.

"O Dakar 2014 será outro grande desafio que a marca MINI aceita de bom grado", afirmou Jochen Goller, vice-presidente sénior da MINI.

A MINI participou pela primeira vez no Dakar em 2011 mas não conseguiu terminar. Em 2012 regressou para conquistar a vitória na geral com Peterhansel e repetiu o desempenho no ano passado.

A equipa utiliza um carro de ráli todo-o-terreno desenvolvido propositadamente para a prova com a carroçaria de um MINI CountrymanCountryman Gen.1 [R60]MINI (BMW) Countryman Gen.1 [R60]Alemanha, 2010 > presente54 versões
127 fotografias
. A carroçaria é feita de fibra de carbono e o chassis tem um monocoque com uma gaiola de aço ligada a ele. A frente e a traseira podem ser retiradas e substituídas caso seja necessário.

Os carros utilizam um motor turbo diesel 3.0 litros da BMW com 307cv (300PS) e 700Nm com lubrificação por cárter seco e uma transmissão sequencial de seis velocidades. O carro tem tração integral com diferenciais bloqueáveis dianteiro, central e traseiro para maximizar a tração. Uma característica interessante é que os travões traseiros são refrigerados por líquido para prolongar a vida útil.

Na cabine, o piloto tem ao seu dispor uma configuração de corrida simples, com um painel indicação das mudanças e conta-rotações. O co-piloto tem o seu próprio painel de instrumentos com todos os equipamentos de navegação. A área de armazenamento na parte traseira inclui três pneus sobressalentes.

Enciclopédia
MINI (BMW)MINI (BMW)
CountrymanCountryman
Countryman Gen.1 [R60]Countryman Gen.1 [R60]

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
fechar