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Os escapes Coanda do Williams FW35Williams FW35Reino Unido, 2013 > 20135 fotografias
e Caterham CT03Caterham CT03Reino Unido, 2013 > 201313 fotografias
foram considerados ilegais pela FIA, especificamente por causa das palhetas à volta da saída de escape.
O FW35 tem uma palheta com duas peças, na parte superior da saída de escape, e a Caterham tem uma palheta única. A FIA afirma que estas palhetas encerram completamente o escape e que têm um efeito sobre o desempenho aerodinâmico do carro. Para garantir que isso não aconteça, as regras estipulam que nenhuma parte do carro pode colocar o canal Coanda.
O problema inerente a esta decisão é explicar onde os escapes Coanda estão a afetar a aerodinâmica. Pela sua própria conceção, estes escapes moldam a forma como o ar sai do escape. A FIA refere que eles podem ter um efeito "ocasional" na aerodinâmica, mas não muito. A questão é como definir o ocasional quando se trata de design.
Ambos os diretores técnicos da Williams e da Caterham reclamam que os seus designs são legais e tencionam pedir esclarecimentos.
"A equipa conversou ontem com a FIA, que foi quando eles nos mostraram o seu ponto de vista. A equipa está agora à procura de mais esclarecimentos sobre o assunto e uma decisão sobre se este design vai avançar será tomada antes da primeira corrida", referiu a porta-voz da Williams F1, Sophie Eden.
A regra só entrará em vigor na primeira corrida da temporada, na Austrália. As equipas podem continuar a usar o escape durante os testes, mas a não ser que os recursos sejam bem sucedidos, não vão ser autorizadas a usá-los durante a corrida.
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