Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

autoviva2014-06-27 10:48:56

Ford renova gama Focus ST

Pela primeira vez a versão desportiva está disponível com motor diesel

 
 
Slideshow
A grande novidade apresentada pela Ford para o facelift do Focus ST é a introdução do motor diesel 2.0 litros TDCi com 252cv e 400Nm

A FordFordFordReino Unido, 1909 > presente33 modelos
3718 fotografias
5 vídeos
revelou a versão atualizada do Focus ST, em vésperas da estreia dinâmica no Goodwood Festival of Speed onde o veículo vai participar na competição de hill climb. Pela primeira vez a versão mais desportiva do modelo será oferecida com um motor a diesel.

A marca norte-americana promete que o novo Focus ST vai oferecer “uma experiência de condução com maior capacidade de resposta, mais equilibrada e refinada”.

A grande novidade apresentada pela Ford para o facelift do Focus ST é a introdução do motor diesel 2.0 litros TDCi com 252cv e 400Nm de binário. Graças a este motor o ST acelera até aos 100km/h em 8.1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 218km/h. Com um consumo médio de 4.4l/100km, as emissões de CO2 estão fixadas nos 114g/km de CO2.

A versão a gasolina utiliza o motor 2.0 litros EcoBoost com 247cv e 360Nm de binário. O veículo atinge uma velocidade máxima de 248km/h e chega aos 100km/h em 6.5 segundos. A Ford indica um consumo médio de 6.8l/100km e emissões de 158g/km de CO2.

Os dois motores foram combinados com uma caixa manual de seis velocidades com rácios de mudança mais curta.

O renovado Focus ST vai ser comercializado nas variantes cinco portas e carrinha e grande parte das atualizações surgem das mudanças apresentadas para a versão base do Focus no início do ano. Além disso, o novo ST recebe ainda uma série de alterações introduzidas pela equipa Ford Team RS com o objetivo de melhorar a experiência de condução.

Na suspensão desportiva foram introduzidas novas molas dianteiras e uma nova configuração desportiva dos amortecedores dianteiro e traseiro. As barras estabilizadoras e molas traseiras são idênticas ao anterior Focus ST.

A calibração da direção hidráulica eletrónica (EPAS) também foi revista de forma a fornecer "uma resposta mais rápida graças ao rácio variável de direção, apresentando um melhor equilíbrio geral". Os três modos do sistema de estabilidade eletrónico (ESP) também foram retocados de forma a manter a precisão e o controlo durante as mudanças rápidas de direção a alta velocidade.

Em termos de design, a Ford tornou o Focus ST num veículo com uma posição mais baixa e mais larga. O renovado ST recebeu um capot esculpido, uma grelha superior com novas proporções e faróis mais finos e faróis de nevoeiros retangulares.

O kit de carroçaria desportivo do novo Focus ST inclui ainda saias laterais da cor da carroçaria e elementos difusores de cada lado dos tubos de escape e um spoiler traseiro otimizado para melhorar o desempenho aerodinâmico.

No interior as modificações da Ford incluem a introdução de um painel mais intuitivo, com uma redução significativa de botões em toda a cabine. No entanto, o ST mantém os intrumentos adicionais de indicação da pressão de sobrealimentação do turbo, a temperatura do óleo e pressão do óleo.

O Focus ST recebe ainda um novo volante desportivo de base plana com a extremidades revestidas em pele de toque suave. A versão ST continua a incluir bancos desportivos desenvolvidos em conjunto pela Ford e pela Recaro, uma manete de velocidades em cetim com placa cromada no topo, pedais desportivos, manípulos das portas cromados e soleiras da porta iluminadas em alumínio.

Tal como acontece com o carro atual, o Focus ST estará disponível em três níveis de acabamento nomeados ST1, ST2 e ST3.

O sistema de iluminação dianteira adaptável está disponível pela primeira vez no Focus ST e, para além disso, o carro recebe também os sistemas de alerta de cruzamento de tráfego, de alerta de colisão ativa City Stop e de auxílio de mudança de faixa.

O novo Focus ST vai estar disponível para encomenda na Europa a partir do Outono de 2014 e os primeiros veículos devem chegar aos concessionários no início de 2015. Os preços serão anunciados mais perto da data de lançamento.

Enciclopédia
FordFord
Focus (UK)Focus (UK)
Ford Focus (UK) Gen.3Ford Focus (UK) Gen.3

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
fechar