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A FordFordReino Unido, 1909 > presente33 modelos
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revelou a versão atualizada do Focus ST, em vésperas da estreia dinâmica no Goodwood Festival of Speed onde o veículo vai participar na competição de hill climb. Pela primeira vez a versão mais desportiva do modelo será oferecida com um motor a diesel.
A marca norte-americana promete que o novo Focus ST vai oferecer “uma experiência de condução com maior capacidade de resposta, mais equilibrada e refinada”.
A grande novidade apresentada pela Ford para o facelift do Focus ST é a introdução do motor diesel 2.0 litros TDCi com 252cv e 400Nm de binário. Graças a este motor o ST acelera até aos 100km/h em 8.1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 218km/h. Com um consumo médio de 4.4l/100km, as emissões de CO2 estão fixadas nos 114g/km de CO2.
A versão a gasolina utiliza o motor 2.0 litros EcoBoost com 247cv e 360Nm de binário. O veículo atinge uma velocidade máxima de 248km/h e chega aos 100km/h em 6.5 segundos. A Ford indica um consumo médio de 6.8l/100km e emissões de 158g/km de CO2.
Os dois motores foram combinados com uma caixa manual de seis velocidades com rácios de mudança mais curta.
O renovado Focus ST vai ser comercializado nas variantes cinco portas e carrinha e grande parte das atualizações surgem das mudanças apresentadas para a versão base do Focus no início do ano. Além disso, o novo ST recebe ainda uma série de alterações introduzidas pela equipa Ford Team RS com o objetivo de melhorar a experiência de condução.
Na suspensão desportiva foram introduzidas novas molas dianteiras e uma nova configuração desportiva dos amortecedores dianteiro e traseiro. As barras estabilizadoras e molas traseiras são idênticas ao anterior Focus ST.
A calibração da direção hidráulica eletrónica (EPAS) também foi revista de forma a fornecer "uma resposta mais rápida graças ao rácio variável de direção, apresentando um melhor equilíbrio geral". Os três modos do sistema de estabilidade eletrónico (ESP) também foram retocados de forma a manter a precisão e o controlo durante as mudanças rápidas de direção a alta velocidade.
Em termos de design, a Ford tornou o Focus ST num veículo com uma posição mais baixa e mais larga. O renovado ST recebeu um capot esculpido, uma grelha superior com novas proporções e faróis mais finos e faróis de nevoeiros retangulares.
O kit de carroçaria desportivo do novo Focus ST inclui ainda saias laterais da cor da carroçaria e elementos difusores de cada lado dos tubos de escape e um spoiler traseiro otimizado para melhorar o desempenho aerodinâmico.
No interior as modificações da Ford incluem a introdução de um painel mais intuitivo, com uma redução significativa de botões em toda a cabine. No entanto, o ST mantém os intrumentos adicionais de indicação da pressão de sobrealimentação do turbo, a temperatura do óleo e pressão do óleo.
O Focus ST recebe ainda um novo volante desportivo de base plana com a extremidades revestidas em pele de toque suave. A versão ST continua a incluir bancos desportivos desenvolvidos em conjunto pela Ford e pela Recaro, uma manete de velocidades em cetim com placa cromada no topo, pedais desportivos, manípulos das portas cromados e soleiras da porta iluminadas em alumínio.
Tal como acontece com o carro atual, o Focus ST estará disponível em três níveis de acabamento nomeados ST1, ST2 e ST3.
O sistema de iluminação dianteira adaptável está disponível pela primeira vez no Focus ST e, para além disso, o carro recebe também os sistemas de alerta de cruzamento de tráfego, de alerta de colisão ativa City Stop e de auxílio de mudança de faixa.
O novo Focus ST vai estar disponível para encomenda na Europa a partir do Outono de 2014 e os primeiros veículos devem chegar aos concessionários no início de 2015. Os preços serão anunciados mais perto da data de lançamento.
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