Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A revista britânica Autocar efetuou uma pesquisa entre os seus leitores de forma a descobrir quais os melhores carros alguma vez produzidos na Grã-Bretanha. O Top 10 é o resultado da compilação do Quem-é-Quem da indústria automóvel do Reino Unido. Mas apesar de alguns nomes ilustres como a Rolls-Royce ou a Bentley terem sido deixados de fora da lista, os votos dos leitores revelaram os verdadeiros queridinhos do público.
Navega na galeria e diz-nos, qual é o teu carro britânico favorito?
A revista britânica Autocar convidou os seus leitores a votar nos carros britânicos mais emblemáticos de todos os tempos. Como uma nação com grande tradição automobilística, a escolha não foi certamente fácil. Mas os resultados mostram que para se tornar um gigante no mundo automóvel o tamanho não é tudo o que importa...
Em 10º lugar surge um ícone internacional por excelência: o táxi de Londres. Os famosos táxis pretos preenchem as ruas da capital britânica e contribuem com um pouco mais do seu charme.
No 9º lugar da lista está o McLaren MP4-12C. O desportivo foi lançado em 2010 e é o primeiro carro de produção inteiramente concebido e construído pela McLaren desde o McLaren F1. Construído num chassis de fibra de carbono composto, o MP4-12C é alimentado por um motor V8 McLaren M838T de 3,8 litros. Faz parte de uma longa tradição de requintados desportivos da Grã-Bretanha.
Na 8ª posição está o Morris Minor, um pouco como o VW Beetle britânico, um carro do povo, que gozou de grande popularidade entre 1948 e 1971. O carro económico foi apresentado no Earls Court Motor Show de 1948 e criado sob a alçada de Alec Issigonis. Quando a produção terminou em 1971, tinham sido produzidas mais de 1,3 milhões de unidades do Morris Minor.
Na 7ª posição está o Caterham 7, ou Seven, lançado em 1973 como evolução do modelo Lotus Seven. A Lotus cessou a produção do Seven em 1972 e a Caterham comprou os direitos. É desde então o modelo mais popular da Caterham. Foi proibido de competir em 1960 nos EUA e na década de 70 no Reino Unido, por ser considerado "demasiado rápido para correr".
Na sexta posição encontramos a mais recente criação britânica, o Evoque, que fez a sua primeira aparição pública em 2010 em Paris. É comercializado como o mais pequeno e "verde" SUV compacto da Land Rover. É o Range Rover mais leve e mais eficiente em termos de combustível. O Evoque é o primeiro Range Rover a oferecer a escolha entre uma opção de tração integral ou dianteira a tempo inteiro.
Quando chegou em 1991, o Mclaren F1 ditou novas regras para carros de estrada. Na época era o carro de produção mais rápido, e vinte anos depois assim o continua a ser. Embora não tenha sido projetado para as pistas, uma versão de corrida da F1 deu-se muito bem no automobilismo, vencendo várias corridas. Não admira que os britânicos o considerem um dos maiores carros de todos os tempos.
Em 4º vem o todo-o-terreno veterano Land Rover. Em 1948 a Rover começou a produzir a primeira série de veículos 4x4 depois de o revelar no Salão de Amesterdão. Foi fabricado ao longo de três gerações, desde 1948 até 1985. O Land Rover foi inicialmente projetado para uso em atividades agrícolas e indústria leve. No entanto, logo se revelou um veículo polivalente para uso comercial e particular.
Graças às suas linhas elegantes, alto desempenho e baixo preço, o E-Type foi um sucesso de vendas na sua categoria. Quando a produção deste desportivo terminou em 1975, cerca de 70,000 unidades tinham sido produzidas e vendidas. Desde então, tem sido considerado um dos desportivos mais memoráveis e mais avançados para a época e um verdadeiro ícone do século XX.
O Range Rover original introduzido em 1970, marcou o ponto de partida para um novo tipo de veículo e, portanto, merece o seu 2º lugar na lista. Porém, a primeira geração, produzida de 1970-1996, estava longe do 4x4 de luxo que conhecemos hoje como Range Rover. O styling inicial e equipamento era muito mais simples e utilitário e só mais tarde foram adicionadas características de conveniência.
E o vencedor é... o Mini! O Mini original foi lançado em 1959 e tornou-se num sucesso instantâneo. A sua popularidade foi cimentada com numerosos títulos como "Carro do Século", "Carro Clássico Nº Um de Todos os Tempos" e "Carro Europeu do Século", entre outros. A versão original, com duas portas, foi projetada por Sir Alec Issigonis e no total foram produzidos uns arrebatadores 5.387.862 de Minis.