A menos de um mês da edição de 2015 do Salão Automóvel de Frankfurt, a Mercedes decidiu desvendar um dos seus principais lançamentos do ano, a nova geração do Classe-C Coupé.
Com um design mais arrojado, mais próximo da recém-lançada linha de modelos compactos, a segunda geração do Classe-C Coupé deverá ter uma gama mais alargada de motores para competir com o
Audi A5 e o
BMW Série 4.
O lançamento da variante coupé vem na sequência dos lançamentos, em 2014, das versões sedan e carrinha do modelo. A gama deverá ficar completa no próximo ano quando o Classe-C Cabriolet for apresentado durante o Salão Automóvel de Genebra, em março.
Em termos visuais o novo coupé da Mercedes tem grandes semelhanças com a versão carrinha, principalmente no que toca ao design frontal. Na traseira o design é inspirado no
Classe-S Coupé. Em termos de dimensões o novo Classe-C Coupé cresceu, baseado na nova arquitetura MRA da Mercedes. Comparativamente com a geração anterior é 95mm mais comprido e 40mm mais largo.
O interior é baseado no Classe-C sedan, no entanto a variante Coupé recebe bancos desportivos exclusivos com encostos de cabeça integrados e ainda dois bancos individuais na parte traseira. A Mercedes anuncia ainda um sistema de entretenimento compatível com bluetooth que permite ligação à internet através de um smartphone. Esta funcionalidade virá incluída de fábrica.
Outra das funcionalidades presentes no interior da cabine será a função de Assistência de Atenção da Mercedes que avisa o condutor em situações de distração e cansaço. Este sistema é acompanhado do Assistente de Prevenção de Colisão que consegue efetuar travagem autónoma a velocidades até 200km/h.
A gama de motores do novo Classe-C Coupé vai incluir quatro motores a gasolina e dois motores diesel, todos cumpridores das normas de emissões Euro6, que consomem menos 20% de combustível do que o modelo anterior.
No lançamento a gama de motores a gasolina será constituída pelo motor 1.6 litros do C180 de 156cv, pelo motor de 2.0 litros nas versões C200 de 184cv e C250 de 211cv e ainda pela versão C300 também com um motor de 2.0 litros com 245cv.
No que toca aos motores a diesel, o Classe-C Coupé será servido por dois quatro cilindros de 2.1 litros com 170 e 204cv, C220d e C250d respetivamente.