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© imagem cedida por: Mercedes-Benz
A temporada automobilística de 1952 ficará eternamente ligada ao Mercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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SL. Primeiro em Berna, Le Mans e no circuito de competição de Nürburgring, o 300 SL (W 194)Mercedes-Benz 300 SLAlemanha, 1955 > 19894 versões
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deixou para trás os seus adversários. Mas foi no final do ano que outra das principais vitórias da história da marca teve lugar: a dupla vitória dupla na corrida Panamericana no México. Este ano a marca alemã celebra os 60 anos desta vitória.
A preparação para a corrida
Com a maior parte do percurso a encontrar-se a cerca de 2000 metros acima do nível do mar a Mercedes teve de fazer uma preparação muito especial para a Corrida Panamericana. A aventura começou em setembro de 1952, com testes de altitude na montanha Grossglockner, na Áustria. Foi aqui que o 300 SL foi preparado para as condições de elevada altitude que enfrentaria no México. A principal dificuldade era acertar na afinação do carburador já que as diferentes etapas da corrida incluíam também repetidas descidas entre 200 e 300 metros.
Mas além disso a Mercedes pretendia também aumentar a potência do modelo SL. Através da implementação de diversas melhorias os engenheiros da marca alemã conseguiram aumentar a potência de 170 cv (125 kW) para 180 cv (132 kW). No início de outubro, uma grande "força expedicionária" partiu de navio para Veracruz, no México.
A corrida
A prova arrancou a dia 19 de novembro de 1952 e a primeira etapa ligou Tuxtla a Oaxaca, ao longo de uma distância de 530 quilómetros. Foi logo no primeiro dia que se deu um dos mais célebres momentos do automobilismo da Mercedes, acidente com o abutre, quando o 300 SL de Kling e Klenk colidiu com um (embora algumas pessoas digam que era um bútio).
Quer tenha sido um abutre ou um bútio, a verdade é que partiu o para-brisas a mais de 200 km/h e feriu o copiloto Hans Klenk na cabeça. O companheiro de Karl Kling ainda esteve inconsciente durante alguns momentos, mas o piloto da Mercedes conseguiu despertá-lo.
Depois de recuperar os sentidos, Klenk pediu-lhe para continuar a corrida. A verdade é que os dois conseguiram terminar a etapa e num brilhante terceiro lugar, apesar do sucedido. Durante a paragem o veículo foi equipado com um para-brisas novo, com quatro barras de metal verticais de cada lado para proteção adicional. O veículo originalMercedes-Benz 300 SL Comp...Alemanha, 1952 > 19523 fotografias
está atualmente em exposição no Museu Mercedes-Benz.
A 23 de novembro e após oito alucinantes e desgastantes etapas, Kling e Klenk cortaram finalmente a meta na Ciudad Juárez, com um tempo de 18 horas, 51 minutos e 19 segundos. Lang e Grupp terminaram a prova em segundo lugar e com este duplo triunfo a Mercedes-Benz alcançou um dos mais importantes triunfos da marca nos anos 50.
EnciclopédiaMercedes-Benz300 SL300 SL Competition Coupe | Motor Linha 6 Cilindrada 183 cu in Velocidade Máxima 162 mph Transmissão 4, Manual Potência máxima 175 cv @ 5200 rpm Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |