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autoviva2012-10-22 15:20:27

Mercedes celebra 60 anos da vitória do SL na Panamericana

 
 
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O vencedor da prova de 1952 faz hoje parte da coleção do Museu Mercedes

A temporada automobilística de 1952 ficará eternamente ligada ao Mercedes-BenzMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
SL. Primeiro em Berna, Le Mans e no circuito de competição de Nürburgring, o 300 SL (W 194)300 SLMercedes-Benz 300 SLAlemanha, 1955 > 19894 versões
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deixou para trás os seus adversários. Mas foi no final do ano que outra das principais vitórias da história da marca teve lugar: a dupla vitória dupla na corrida Panamericana no México. Este ano a marca alemã celebra os 60 anos desta vitória.

A preparação para a corrida

Com a maior parte do percurso a encontrar-se a cerca de 2000 metros acima do nível do mar a Mercedes teve de fazer uma preparação muito especial para a Corrida Panamericana. A aventura começou em setembro de 1952, com testes de altitude na montanha Grossglockner, na Áustria. Foi aqui que o 300 SL foi preparado para as condições de elevada altitude que enfrentaria no México. A principal dificuldade era acertar na afinação do carburador já que as diferentes etapas da corrida incluíam também repetidas descidas entre 200 e 300 metros.

Mas além disso a Mercedes pretendia também aumentar a potência do modelo SL. Através da implementação de diversas melhorias os engenheiros da marca alemã conseguiram aumentar a potência de 170 cv (125 kW) para 180 cv (132 kW). No início de outubro, uma grande "força expedicionária" partiu de navio para Veracruz, no México.

A corrida

A prova arrancou a dia 19 de novembro de 1952 e a primeira etapa ligou Tuxtla a Oaxaca, ao longo de uma distância de 530 quilómetros. Foi logo no primeiro dia que se deu um dos mais célebres momentos do automobilismo da Mercedes, acidente com o abutre, quando o 300 SL de Kling e Klenk colidiu com um (embora algumas pessoas digam que era um bútio).

Quer tenha sido um abutre ou um bútio, a verdade é que partiu o para-brisas a mais de 200 km/h e feriu o copiloto Hans Klenk na cabeça. O companheiro de Karl Kling ainda esteve inconsciente durante alguns momentos, mas o piloto da Mercedes conseguiu despertá-lo.

Depois de recuperar os sentidos, Klenk pediu-lhe para continuar a corrida. A verdade é que os dois conseguiram terminar a etapa e num brilhante terceiro lugar, apesar do sucedido. Durante a paragem o veículo foi equipado com um para-brisas novo, com quatro barras de metal verticais de cada lado para proteção adicional. O veículo original300 SL Competition CoupeMercedes-Benz 300 SL Comp...Alemanha, 1952 > 19523 fotografias
está atualmente em exposição no Museu Mercedes-Benz.

A 23 de novembro e após oito alucinantes e desgastantes etapas, Kling e Klenk cortaram finalmente a meta na Ciudad Juárez, com um tempo de 18 horas, 51 minutos e 19 segundos. Lang e Grupp terminaram a prova em segundo lugar e com este duplo triunfo a Mercedes-Benz alcançou um dos mais importantes triunfos da marca nos anos 50.

Enciclopédia
Mercedes-BenzMercedes-Benz
300 SL300 SL
300 SL Competition Coupe300 SL Competition Coupe
Motor
Linha 6
Cilindrada
183 cu in
Velocidade Máxima
162 mph
Transmissão
4, Manual
Potência máxima
175 cv @ 5200 rpm
Carroçaria
Coupé
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

1 comentário

PedroQ15
A modos que aquelas barras estragam a beleza do carro
22.10.2012 @ 18:24
Anonymous

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