Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
AMG Petronas Formula One Team apresentou hoje o F1 W05Mercedes-Benz F1 W05Alemanha, 2014 > 2014, o seu carro para a temporada de 2014, no Circuito de Jerez, no sul da Espanha. Nico Rosberg e Lewis Hamilton revelaram o primeiro Silver Arrow totalmente novo a chegar às pistas desde 1954. Desenvolvido do início ao fim, o novo carro é um marco histórico, num ano em que se assinalam 120 anos da Mercedes-Benz Motorsport e o 80º aniversário dos Silver Arrows.
A temporada de 2014 da Fórmula 1 marca a maior mudança nos regulamentos da história da modalidade e o F1 W05 foi concebido para enfrentar o desafio desta revolução técnica. O resultado é o novo F1 W05 e a dar-lhe vida, a Unidade de Potência híbrida PU106A, ambos projetados para enfrentar o desafio de uma mudança fundamental na filosofia da Fórmula 1. A introdução de um limite máximo de combustível por corrida de apenas 100 kg, juntamente com um fluxo máximo de combustível de 100 kg/hora, centraram os esforços dos engenheiros na entrega de desempenho com um conjunto de novas tecnologias inovadoras que atingem uma melhoria de eficiência superior a 30%.
"Para 2014, temos provavelmente a maior mudança nos regulamentos da história da Fórmula 1 e o início de uma nova era para o nosso desporto", afirmou o Diretor Executivo Técnico Paddy Lowe. "De um ponto de vista técnico e de corrida também, esta é uma fase incrivelmente entusiasmante para a Fórmula 1. Estamos a introduzir tecnologias que são novas, não só nas corridas, mas também no mundo automóvel mais alargado. O destaque é o da melhoria da eficiência e o facto de fazermos corridas com sistemas híbridos avançados com apenas 100kg de combustível envia uma grande mensagem sobre a tecnologia que a Fórmula 1 consegue concretizar".
"O novo carro é um design elegante, mas agressivo e, como acontece muitas vezes, a sua beleza vai muito além do aspeto exterior. A engenharia interna do carro é extremamente inovadora e inteligente. A nossa equipa pode estar orgulhosa do seu trabalho até agora - mas nenhum de nós tem quaisquer ilusões sobre o que ainda temos que fazer antes da primeira corrida no prazo de seis semanas", continuou Lowe.
A unidade de potência
O motor de combustão interna (ICE), no coração da nova unidade de potência foi reduzido para uma configuração V6 de 1.6 litros e as rotações reduzidas para um máximo de 15.000rpm. Para alcançar uma elevada potência, mas ainda assim uma maior eficiência do ICE, um sistema sobrealimentação foi introduzido, na forma de um turbo e de um compressor. O novo sistema híbrido de Recuperação de Energia (ERS), que incorpora motores elétricos capazes de recuperação de energia cinética e do desperdício de calor, representou um desafio dez vezes superior ao seu antecessor, o KERS, que foi lançado pela Mercedes-Benz em 2009. Este sistema híbrido avançado é essencial para o desempenho do carro e marca um avanço significativo em termos de desempenho e durabilidade do sistema.
A unidade de potência foi projetada para uma instalação optimizada no chassis F1 W05. Este novo carro é o produto de uma filosofia de desenvolvimento agressiva direcionada para a otimização da instalação dos novos sistemas no carro, como o aumento das exigências de refrigeração da Unidade de Potência, de forma a dar ao grupo de aerodinâmica da equipa o máximo de liberdade para responder às mudanças regulamentares das medidas do chassis.
Os pilotos
A Mercedes vai ser a única equipa nesta temporada que irá manter os dois pilotos do ano passado. Lewis Hamilton e Nico Rosberg, juntamente com o seu respetivo pessoal técnico, vão permanecer na equipa dando continuidade a um projeto que tem como objetivo principal levar os Silver Arrows de volta ao topo da F1.
EnciclopédiaMercedes-Benz |