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© imagem cedida por: Mercedes-Benz
A MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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está a dar novos passos em direção à condução autónoma. Desta vez a marca alemã apresenta o F015 Luxury in MotionMercedes-Benz F015 Luxury...Alemanha, 2015 > 2015, um protótipo que mostra no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas os mais recentes avanços tecnológicos nesta área.
Com o F015 a Mercedes mostra a sua visão futura de um veículo autónomo de luxo que utiliza um motor plug-in de células de combustível de hidrogénio e dois motores elétricos, num total de 272cv. Em teoria o veículo consegue atingir os 100km/h em 6.7 segundos, uma velocidade máxima de 200km/h e uma autonomia de 1100km com zero emissões.
O modelo tem 5220mm de comprimento, 2018mm de largura e 1524mm de altura, 26mm mais curto, 119mm mais largo e 33mm mais alto que a versão longa do Classe-S. O interior é bastante mais espaçoso que o modelo topo de gama da Mercedes, com o objetivo de oferecer aos passageiros uma experiência totalmente diferente da que estão habituados atualmente.
Em termos de construção a marca alemã recorreu a uma combinação de plástico reforçado de fibra de carbono, alumínio e aço de alta resistência, o que permite que o F015 seja 40% mais leve do que as estruturas dos modelos de produção atuais.
Tecnologia de ponta
De forma a oferecer uma maior liberdade aos passageiros para aproveitar o tempo em que estão na estrada de uma forma mais inteligente, a Mercedes introduziu uma série de tecnologias sofisticadas, incluindo um sistema operativo autónomo e um espaço de atividade digital.
"Quem se concentrar exclusivamente na tecnologia ainda não compreendeu como a condução autónoma vai mudar a nossa sociedade", referiu o Diretor da Mercedes-Benz Dieter Zetsche. "O carro está a crescer para além do seu papel de mero meio de transporte e vai acabar por tornar-se num espaço de vida móvel."
O F015 Luxury in Motion está equipado com câmaras topo de gama e uma série de sensores que permitem monitorizar a área envolvente e que funcionam de forma totalmente autónoma quando acionados pelo condutor, que pode a partir daí concentrar-se em outras tarefas.
Outra das características tecnológicas é a programção de uma série de LEDs na grelha que brilham quando detectam um pedestre. No caso do peão pretender atravessar a estrada o veículo trava, analiza a envolvente para saber se é seguro. Um sistema de laser é depois utilizado para projetar uma passadeira na estrada ao mesmo tempo que um aviso sonoro a dizer “pode atravessar” é ouvido no exterior.
Interior
Em termos de design interior os responsáveis da Mercedes deram ao veículo a sua visão para 2030 com uma cabine contemporânea que inclui quatro bancos rotativos que permitem uma configuração frente-a-frente durante a condução autónoma. Além disso a marca recorreu a acabamentos em materiais naturais, incluindo madeira de nogueira, couro nappa branco e vidro e metal exposto.
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