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Ao longo dos últimos meses temos ouvido falar constantemente das enormes mudanças que vão acontecer na Fórmula 1 em 2014 e na forma como isso vai gerar uma grande indefinição quanto a favoritos. Agora chegou a hora de analisarmos mais de perto o que vai mudar.
Fomos à procura dos elementos que vão ser primordiais em 2014 e aqueles a que as equipas deverão prestar mais atenção. Opiniões contraditórias acumulam-se relativamente a esta enorme mudança, para muitos a maior da história da Fórmula 1 e algumas regras novas geraram bastante polémica por poderem adulterar a verdade desportiva.
Depois de quatro anos consecutivos de domínio da Red Bull e de Sebastian Vettel, o que vai trazer a nova temporada é uma grande incógnita. Por agora resta-nos perceber um pouco mais sobre estas mudanças e começar a descortinar os potenciais favoritos nas sessões de testes oficiais.
Fica então agora a saber quais são as principais mudanças nas regras da Fórmula 1 para 2014.
O destaque de 2014 na Fórmula 1 vai para os novos motores - ou, mais especificamente, "unidades de potência." A F1 muda de um 2.4 litros, V8 naturalmente aspirado de 750cv - um motor introduzido na Fórmula 1 no início de 2006 - por um 1.6 litros turbo V6 90º com um sistema de recuperação de energia sofisticado e extremamente potente (ERS).
As funções do motor aumentam consideravelmente em 2014. Agora integra uma série de sistemas que melhoram o desempenho e a eficiência. O ERS, em particular, desempenha um papel muito maior em termos de potência do que o seu antecessor, o KERS. Para 2014, a potência do ERS duplica de 80cv para 160cv. O ERS será crítico em 2014.
Apesar do ERS ser muito mais potente do que o KERS, o sistema foi regulamentADO para que não fosse capaz de recolher e armazenar o montante total de energia disponível numa única volta. Isto significa que a recuperação e utilização estratégicas vão desempenhar um papel fundamental nas ultrapassagens e nas estratégias de equipa.
Pela primeira vez, os carros vão ter um limite de fluxo de combustível, durante as corridas - 100kg/h. Além disso, uma vez que esta taxa é restringida de acordo com a velocidade do motor, isso vai ter um efeito direto sobre a potência do motor. Acresce ainda um limite de 100kg de combustível por corrida que vai ser ainda mais importante.
Com tantas mudanças de regras, os carros de 2014 foram criados do zero pelo que uma das coisas mais importantes vai ser a fiabilidade do carro. As equipas levaram pela primeira vez para a pista a nova tecnologia de ponta em janeiro e vão ter um máximo de 12 dias de testes oficiais para a terem pronta a tempo para Melbourne.
Qualquer alteração de regulamentos tão abrangente traz uma série de soluções inovadoras e diferentes. As equipas vão ter de estar preparadas para ajustes rápidos já que das várias abordagens no início da temporada só devem restar as soluções mais inteligentes e mais eficazes.
Apesar das mudanças no motor terem atraído as manchetes também foram feitas uma série de pequenas mudanças complementares no chassis. Foram principalmente direcionadas para a segurança - através da redução da downforce para diminuir a velocidade, ou alteração de áreas de impacto para reduzir o risco de carros levantarem voo em colisões.
Depois de quatro temporadas dominadas pela utilização dos gases de escape para produzir downforce adicional, os regulamentos de 2014 aboliram a sua exploração, estipulando um ponto de saída do escape totalmente diferente. Agora, o único escape deve sair muito mais atrás e está demasiado elevado para influenciar a aerodinâmica do piso.
A Fórmula 1 dá um passo à frente em 2014 com a introdução da transmissão de oito velocidades. No ano passado, as equipas tinham que especificar 30 rácios para utilizarem durante toda a temporada, mas este ano as regras são ainda mais apertadas - as equipas só podem selecionar um conjunto de oito rácios para toda a temporada.
As penalidades dos pilotos foram revistas para 2014 para as tornar mais consistentes e mais rigorosas. As infrações vão levar a penalidade de um a três pontos, e se um piloto acumular mais de 12 pontos será banido da corrida seguinte. Os pontos de penalização vão permanecer na licença do piloto durante 12 meses.
Uma novidade controversa para a nova temporada é a incorporação de pontos a dobrar na última corrida da temporada - com o objetivo de levar a competição até à última corrida. Com 50 pontos para o vencedor e 86 disponíveis no campeonato de construtores pode haver grandes mudanças depois da corrida de Abu Dhabi.
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