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Num país como a Alemanha o que não faltam são opções quando tentamos escolher o carro que melhor simboliza aquela nação. Mas afinal por que é que a minha escolha recaiu sobre o Porsche 911 TurboPorsche 911 TurboAlemanha, 2009 > presente3 fotografias
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Também deves estar a pensar por que é que escolhi a versão Turbo que aliás não é nem de perto nem de longe a minha favorita. Julgo que as palavras mais indicadas são 'eficiência' e 'teutónico', embora talvez não por esta ordem. O Turbo enquadra-se nesta descrição melhor do que qualquer outro 911Porsche 911Alemanha, 1963 > presente6 gerações
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que me consiga lembrar.
Os carros alemães devem, sem sombra de dúvida, ser construídos antes de mais nada com o foco na qualidade e a PorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
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tem-no conseguido, com a única excepção possivelmente com o 996Porsche 911 Gen.4Alemanha, 1997 > 200435 versões
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. A Porsche consegue encontrar um excelente equilíbrio entre a sensibilidade, a eficiência e a leveza. O 911 não é um LotusLotusReino Unido, 1952 > presente68 modelos
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, em termos de leveza, mas é um carro relativamente compacto e leve, mesmo comparando com os seus primos da AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
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. A qualidade é palpável e as portas fecham com um som retumbante tal como deveria um carro alemão.
A engenharia alemã também tem uma história de produção de magníficos motores como o motor BMWBMWAlemanha, 1918 > presente87 modelos
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Fórmula 1 turbo na década de 1980 ou o que equipou o McLaren F1 V12McLaren F1 GTRReino Unido, 1995 > presente5 fotografias
e o motor MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
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de 6208cc do C63Mercedes-Benz C 63 AMG Co...Alemanha, 2011 > presente8 fotografias
. É mais que evidente que o motor Porsche Turbo é uma unidade poderosa, não estou a sugerir com isto que em última análise seja o mais poderoso, ou que seja perfeito, mas é sinónimo de um arranque capaz de te deixar colado ao assento.
A ideia original em 1974 era produzir uma série limitada de 1000 unidades do primeiro 911 Turbo. A produção total do 911 Turbo até 1989 chegou quase às 21.000 unidades. Em termos básicos, o Turbo mantém-se inalterado há 30 anos: o ponto central tem sido combinar potência e desempenho com o conforto e qualidades automobilísticas do dia-a-dia.
No Salão Automóvel de Paris de 1974 a Porsche apresentou o 911 Turbo 3.0. A potência máxima deste carro desportivo era de 260 cv a partir de um motor de três litros. Ao atingir uma velocidade máxima de 250 km/h o Porsche 911 Turbo 3.0 foi durante muito tempo o carro desportivo mais rápido na Alemanha.
Em 1977 a Porsche apresentou o 911 Turbo 3.3 com um motor mais potente com 300 cv. O nome de código da série era 930 e este carro desportivo continua a ser uma lenda até aos nossos dias.
Depois de uma pausa de produção de dois anos, o Turbo seguinte chegou equipado com um motor 3.3 de 320 cv e foi lançado em 1991, desta vez baseado no 911 (964).
A geração seguinte do 911 Turbo (993) introduzido em 1995 tinha um motor baseado no 3.6 litros do 911 Carrera e estava equipado com dois turbocompressores que aumentavam a potência para 408 cv às 5750 rpm. Outra inovação importante foi a introdução da tração integral vinda do 911 Carrera 4. No total foram produzidas 6,314 unidades do Turbo (933).
A versão 996 do 911 Turbo foi introduzida no ano de 2000 e manteve o sistema de tração integral da Porsche e a tecnologia bi-turbo. Além disso introduziu discos de travão de cerâmica. Tinha uma potência máxima de 450 cv graças aos 3,6 litros de cilindrada o que permitia ao carro atingir uma velocidade máxima de 307 km/h.
O Turbo 997 foi introduzido em 2006 no Salão Automóvel de Genebra. O motor era baseado na unidade 964/GT1 que tinha 480cv e 620 Nm de binário. O motor utilizava dois turbos BorgWarner VTG, uma estreia para a Porsche.
Agora vou estereotipar uma nação inteira e dizer que os alemães são extremamente eficientes e, de certa forma, o 911 Turbo também o é. Pode não ter a tecnologia "efficient dynamics" de um BMW 320d ou os consumos espantosos do VW Lupo 3LVolkswagen LupoAlemanha, 1998 > 20054 versões
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, mas digam-me que outro carro consegue chegar dos 0 aos 100 em cerca de 3 segundos e acelerar até aos 312km/h e ainda assim conseguir um consumo de 7.84 l/100km quando é necessário? Pois, eu também não.
História: é aqui que chegamos ao cerne da questão. As pessoas falam das semelhanças entre a motorização traseira do 911 e do VW BeetleVolkswagen BeetleAlemanha, 1938 > 200339 versões
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, o que pela primeira vez ajuda a corroborar os meus argumentos (concorde-se ou não). O que é mais notável é que a Porsche projetou a sua maneira de contornar a configuração de motor traseiro ao ponto de se tornar realmente muito bom de conduzir, com algumas das inesquecíveis características de condução do Turbo original. Nenhum outro país seria capaz de prolongar o anacronismo de manter o motor junto às rodas traseiras e fazê-la funcionar de forma tão eficaz.
O 911 Turbo pode não ser perfeito, alguns até dizem que o Nissan GT-RNissan GT-RJapão, 2007 > 20092 gerações
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é melhor, mas a única coisa que sabemos é que o próximo 911 Turbo vai levantar ainda mais a fasquia. Vai incorporar mais tecnologia, terá uma condução mais suave, será mais rápido e mais eficiente. E vai continuar a ter um motor traseiro!
EnciclopédiaPorsche911911 Gen.5911 Turbo S PDK | Motor Boxer 6 Cilindrada 232 cu in Velocidade Máxima 196 mph Transmissão 7, Automática Potência máxima 530 cv @ 6250 rpm Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 20,63 US MPG | preço $ 250.680* baseado nos preços de Alemanha custo de manutenção anual $ 3.122 |