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Uma das principais preocupações dos consumidores no que toca a comprar um carro, para além da eficiência, conforto e boa aparência, é a fiabilidade.
O recém-publicado Relatório da TÜV para 2013 encontrou os 10 carros novos mais fiáveis que estão disponíveis no mercado europeu até à data. O relatório é baseado em dados recolhidos em mais de 8 milhões de check-ups a veículos que foram realizados ao longo de 2012 na Alemanha.
Para além de detectar os modelos disponíveis com melhor e pior desempenho, o estudo também revela que há uma tendência geral para surgirem mais defeitos em carros novos. A percentagem de reparações entre carros com menos de 3 anos aumentou de 5,1% em 2011 para 6,1% em 2012.
O ano de 2012 não foi certamente o mais fácil para a Opel, por isso o facto do Agila ter conseguido entrar no top 10 dos carros mais fiáveis com menos de 3 anos para 2013 é um raio de esperança para o fabricante alemão. Apenas 3,7% dos novos Agila necessitaram de reparação durante este ano e isso parece ser um bom argumento para trazer pelo menos um modelo Opel de volta à ribalta.
Como um pequeno citadino, o iQ consegue entrar no top 10 dos carros novos mais fiáveis em 2013. Apenas 3,5% dos iQs abaixo dos três anos teve que ser enviado para reparação por defeitos em 2012.
Assim como o iQ, também o Yaris se comporta muito bem com apenas 3,5% dos veículos novos a mostrar defeitos nos primeiros 3 anos.
No relatório da TÜV do ano passado, o Toyota Prius ainda liderava o top 10 na primeira posição. Em 2012 a competição foi dura e o híbrido caiu para a sétima posição. Este é ainda, naturalmente, um resultado excelente, uma vez que apenas 3,5% dos veículos com menos de 3 anos teve que ser submetido a alguma reparação - o que se traduz em 96,5% de Prius impecáveis.
Na quinta posição encontramos um pequeno citadino japonês que se destaca dos restantes ao ter apenas uma percentagem de 3,1% de carros a reportar defeitos durante os três primeiros anos de estrada. A terceira geração do Mazda 2 promete estar entre os mais vendidos no seu segmento, uma vez que oferece fiabilidade a um preço razoável.
O Golf maiorzinho, o Golf Plus, está a discutir a quinta posição com o Mazda 2, com uma percentagem de falhas de apenas 3,1% para as versões com idade inferior a 3 anos. Por isso mesmo, o modelo não é apenas aconselhado às famílias devido ao seu tamanho, mas também devido aos razoáveis custos de manutenção.
O Avensis tem um grande desempenho em quase todas as faixas etárias e também entre os carros com menos de 3 anos este modelo de médio porte mostra as suas qualidades. Uma mera taxa de 2,9% de todas as unidades com menos de 3 anos teve que ser enviada para a oficina. Os outros 97,1% são carros impecáveis e livres de preocupações.
O Audi Q5 abre o pódio para o top dos 3 carros novos mais fiáveis em 2012. Apenas 2,8% das unidades vendidas deste SUV crossover reportaram defeitos em 2012. Assim, embora não seja a escolha mais económica, o Q5 prova que é um bom investimento.
O segundo melhor entre os carros novos é o Mazda 3. Segundo o Relatório da TÜV para 2013, apenas 2,7% dos Mazda 3 com menos de 3 anos tem um histórico de defeitos. Por isso, a segunda geração deste modelo japonês compacto parece uma ótima escolha no caso de andares à procura de excelente fiabilidade.
Aquele que mostrou melhor desempenho entre os modelos mais recentes foi o Volkswagen Polo. O subcompacto de Wolfsburg rouba a coroa ao vencedor do ano passado, o Prius, e convence com uma taxa muito baixa (2,2%) de veículos com problemas. Com tal registo, parece que o Polo é uma boa compra para quem quer investir num carro novo, sem ter que se preocupar com a próxima conta da oficina.