Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
No nosso artigo anterior, mostramos quais são os carros novos mais fiáveis nas estradas europeias para 2013. Agora vamos revelar quais são os novos modelos menos fiáveis que, apesar de muitas vezes terem preços tentadores, podem sair uma compra muito cara a médio e longo prazo.
Com base num estudo alemão da TÜV, que recolheu dados sobre os defeitos encontrados em veículos ao longo de mais de 8 milhões de check-ups, identificamos os 10 modelos mais recentes com idade inferior a três anos que se destacam pelo desempenho abaixo da média em termos de qualidade e fiabilidade.
A nossa lista dos 10 carros novos menos fiáveis com menos de 3 anos para 2013 abre com o Citroën C2. 9,1% dos novos carros deste modelo desenvolveu algum problema significativo que os levou à oficina. Com esta percentagem de carros a reportar defeitos, o modelo francês fica ao mesmo nível do...
... Dacia Sandero, que também apresenta problemas técnicos em 9,1% das suas unidades. Embora a Dacia atraia clientes com preços extremamente baixos, é possível verificar que a qualidade e a fiabilidade são comprometidas. O cliente terá eventualmente que fazer as contas: o preço baixo do carro compensa os altos custos de manutenção?
A seguir na nossa lista vem o Renault Kangoo. As famílias que consideram comprar este monovolume devido a questões de orçamento devem pensar duas vezes, uma vez que 9,4% dos Kangoos já necessitou de algum trabalho de reparação nos primeiros 3 anos do seu ciclo de vida.
A Chevrolet está a estabelecer-se como um novo rival nos mercados europeus, mas se a estratégia vai dar certo, isso ainda vamos ver. O fabricante norte-americano entra na lista dos 10 carros novos menos fiáveis com dois dos seus modelos: o Aveo vem na 7ª posição com 9,7% dos veículos a apresentar defeitos significativos...
... seguido pelo Matiz na 6ª posição e com uma percentagem de carros com defeito de 9,9%.
Tão pouco fiável como o Chevrolet Matiz é o Kia Sorento, que também apresenta problemas com 9,9% das versões.
O segundo Citroën na nossa lista é o C4, que ocupa o quinto lugar entre os carros menos fiáveis para 2013. O modelo compacto francês mostra uma notável percentagem de 10,6% de defeitos nas versões mais recentes.
Optar pelo pequeno e económico Fiat Panda pode acabar por não representar muita poupança como seria de esperar. O popular carro italiano não convence em termos de fiabilidade com 11,7% dos carros a ter que fazer uma viagem ao mecânico antes mesmo de completar 3 anos de idade.
O Daihatsu Sirion abre o pódio dos três carros menos fiáveis para 2013. Embora os carros japoneses sejam geralmente aclamados pela sua fiabilidade, esta é uma exceção à regra, já que 12,0% das novas versões apresentam defeitos significativos.
Na segunda posição vem o segundo Fiat da lista. O polivalente Doblò pode causar dores de cabeça às famílias e pequenas empresas que foram à procura de um parceiro de transporte fiável. 12,3% dos proprietários de um Doblò terão que gastar algum dinheiro extra para manter seu novo carro como novo.
O número um dos carros novos menos fiáveis é o Dacia Logan. Segundo o Relatório TÜV para 2013, este modelo mostra o pior desempenho, com 13,3% dos carros novos a exigir algum tipo de reparação. Mais uma vez, o consumidor tem que fazer as contas: o baixo preço de compra realmente valhe a pena?