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A 90ª edição da corrida Internacional Pikes Peak Hill Climb será realizada neste fim de semana depois de um atraso causado pelos incêndios florestais no Colorado. Realizado pela primeira vez em 1916, Pikes Peak é o segundo evento automobilístico mais antigo dos Estados Unidos que ainda continua a ser organizado e que só é superado pelas 500 Milhas de Indianapolis. Este é o maior Pikes Peak de sempre com 182 participantes - 87 pilotos e 95 motociclistas - a subirem a montanha.
O evento é configurado como um rally com carros e motas a correrem individualmente ao longo de 12,42 milhas (19,99 km), num percurso com 156 curvas. A corrida foi criada na altura para incentivar o turismo naquela área relativamente remota. Quando o evento começou foi realizado inteiramente em estradas de cascalho e terra. No entanto, ao longo do tempo a estrada até ao cimo da colina foi pavimentada em algumas seções. Em 2011, apenas 30% do final do trajeto tinha sido asfaltado. O evento de 2012 será o primeiro ano em que todo o percurso estará pavimentado. Apesar de isso tornar a subida da colina mais segura e permitir aumentar a velocidade, alguns participantes, incluindo o condutor Rod Millen, argumentaram que estraga a corrida. Parte da razão para a pavimentação do percurso foi a de que no resto do ano, a estrada até Pikes Peak é uma estrada com portagem aberta aos visitantes. A pavimentação faz com que seja mais seguro para 99% dos utilizadores.
O percurso até Pikes Peak começa aos 2862 metros acima do nível do mar e termina nos 4.300 metros onde há apenas 60% do oxigénio disponível no nível do mar. Esta é parte da razão para que os veículos turbo e supercharger tenham tendência a ser os veículos mais rápidos estrada acima.
No total existem 23 classes de carros, motas e quadriciclos. É uma das poucas corridas do mundo, com uma verdadeira corrida Unlimited Class. Desde que os carros assegurem os requisitos de segurança básicos, não há limites colocados em termos de cilindrada ou de potência. Também existem classes para carros e motos com base na cilindrada quer tenham ou não sido modificados.
O atual recorde do percurso foi estabelecido no ano passado por Nobuhiro Tajima num Suzuki SX4Suzuki SX4Japão, 2006 > presente56 versões
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com 900cv que fez um tempo de 9:51.278. Foi a primeira vez que a barreira de 10 minutos foi quebrada. Espera-se que este ano os tempos voltem a cair já que o percurso se encontra inteiramente pavimentado.
Este ano, os principais concorrentes mudaram-se para a Classe Electric, incluindo Tajima. Há que ter também em conta o P002 da ToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
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e o Mitsubishi i-MiEV EvolutionMitsubishi i-MiEV EvolutionJapão, 2012 > presente1 photo
. Na classe unlimited estará em competição um Ford RS200 EVO, um RS200Ford RS200Reino Unido, 1984 > 19861 photo
, um Acura NSX e muito mais.
Durante os anos 80 os primeiros carros da Classe Unlimited eram ocasionalmente carros de rali do Grupo B. Embora a corrida não fizesse parte do campeonato as equipas vinham da Europa para competir até ao topo da colina. Um dos mais marcantes momentos dos WRC em Pikes Peak foi em 1987 quando Ari Vatanen estabeleceu um novo recorde da corrida com um Peugeot 405 T16Peugeot 405 T 16França, 1993 > presente1 photo
, recorde que está gravado. A AudiAudi Sport Quattro S1 'Pi...Alemanha, 1986 > presente1 photo
também tentou a sua sorte até ao topo da montanha.
Pikes Peak terá lugar este ano entre os dias 8 e 12 de agosto, com os dias 8, 9 e 10 dedicados aos treinos. As equipas têm do meio-dia às oito da noite para obter uma configuração final para os seus carros no dia 11 e o dia 12 é o único dia em que os carros são oficialmente cronometrados até ao topo da montanha.
Há uma enorme variedade de vídeos que mostram provas em Pikes Peak, mas os dois melhores são o Dance Climb e o vídeo de Tajima a estabelecer o recorde no ano passado. Podes vê-los já a seguir.