Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Kimi Raikkonen venceu este domingo a primeira prova desde que regressou à Fórmula 1. O piloto finlandês que tem sido muito consistente ao longo de toda a temporada beneficiou da desistência de Lewis Hamilton da McLaren que parecia encaminhado para uma vitória sem oposição.
O finlandês chegou à liderança depois da desistência de Hamilton e teve de a segurar até aos instantes finais com um último ataque por parte de Alonso nos instantes finais. O “Iceman”, como também é conhecido, manteve a frieza que o caracteriza e segurou a sua vantagem até ao final, acabando por vencer.
Alonso acabou por ganhar alguns pontos na luta pelo campeonato a Sebastian Vettel com o segundo lugar. Com uma ultrapassagem nas últimas voltas a Jenson Button, Vettel esteve numa forma fenomal e conseguiu subir até ao terceiro lugar final. Button teve de se contentar com o quarto lugar.
Vettel que foi penalizado na qualificação por não ter chegado ao parque fechado no final da sessão conseguiu recuperar beneficiando da entrada do safety car devido ao acidente entre Rosberg e Karthikeyan. O alemão mostrou grande andamento e alguns erros dos seus adversários e grandes ultrapassagens acabaram por fazê-lo subir na classificação, mostrando o grande momento de forma que atravessa.
O bicampeão do mundo chegou ao segundo lugar durante a volta nº 32 graças à sua estratégia de paragens nas boxes, mas com Alonso e Button no seu encalço. Na volta 38 fez a sua última visita Às boxes e colocou os pneus macios mas corriam as dúvidas sobre se os pneus aguentariam as 17 voltas que ainda faltavam para o final da prova.
Maldonado da Williams foi quinto classificado, à frente de Kobayashi em Sauber e Felipe Massa da Ferrari. O Top 10 foi completado pelo segundo Williams de Bruno Senna, Paul di Resta da Force India e Daniel Ricciardo da Toro Rosso.
Pos | No | Piloto | Equipa | Voltas | Tempo/Abandono | Grelha | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 9 | Kimi Räikkönen | Lotus-Renault | 55 | Winner | 4 | 25 |
2 | 5 | Fernando Alonso | Ferrari | 55 | +0.8 secs | 6 | 18 |
3 | 1 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing-Renault | 55 | +4.1 secs | 24 | 15 |
4 | 3 | Jenson Button | McLaren-Mercedes | 55 | +7.7 secs | 5 | 12 |
5 | 18 | Pastor Maldonado | Williams-Renault | 55 | +13.0 secs | 3 | 10 |
6 | 14 | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | 55 | +20.0 secs | 15 | 8 |
7 | 6 | Felipe Massa | Ferrari | 55 | +22.8 secs | 8 | 6 |
8 | 19 | Bruno Senna | Williams-Renault | 55 | +23.5 secs | 14 | 4 |
9 | 11 | Paul di Resta | Force India-Mercedes | 55 | +24.1 secs | 12 | 2 |
10 | 16 | Daniel Ricciardo | STR-Ferrari | 55 | +27.4 secs | 16 | 1 |
11 | 7 | Michael Schumacher | Mercedes | 55 | +28.0 secs | 13 | |
12 | 17 | Jean-Eric Vergne | STR-Ferrari | 55 | +34.9 secs | 17 | |
13 | 20 | Heikki Kovalainen | Caterham-Renault | 55 | +47.7 secs | 18 | |
14 | 24 | Timo Glock | Marussia-Cosworth | 55 | +56.4 secs | 21 | |
15 | 15 | Sergio Perez | Sauber-Ferrari | 55 | +56.7 secs | 11 | |
16 | 21 | Vitaly Petrov | Caterham-Renault | 55 | +64.5 secs | 20 | |
17 | 22 | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth | 55 | +71.7 secs | 22 | |
Ret | 25 | Charles Pic | Marussia-Cosworth | 41 | +14 Voltas | 19 | |
Ret | 10 | Romain Grosjean | Lotus-Renault | 37 | Acidente | 9 | |
Ret | 2 | Mark Webber | Red Bull Racing-Renault | 37 | Acidente | 2 | |
Ret | 4 | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 19 | Abandono | 1 | |
Ret | 23 | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth | 7 | Acidente | 23 | |
Ret | 8 | Nico Rosberg | Mercedes | 7 | Acidente | 7 | |
Ret | 12 | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | 0 | Acidente | 10 |
EnciclopédiaLotusE20 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 146 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 7, Semi-automática Potência máxima 750 cv Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |