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Christopher Bruce2013-06-28 18:01:19

Renault Sport apresenta o novo motor V6 Turbo da F1

O novo motor é mais potente e mais eficiente, com mais recuperação de energia.

 
 
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O exaustor de cada um dos lados do motor  estão ligados ao turbo

A RenaultRenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
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é a primeira fornecedora de motores a desvendar o novo motor de Fórmula 1 V6 1.6 litros turbo para 2014. Apesar da menor cilindrada e um máximo de rotações inferior, a Renault refere que os novos motores são ainda mais potentes do que o V8 que vem substituir e utiliza 35% do combustível, graças à maior recuperação do motor.

As novas regras permitem que cada piloto possa usar cinco motores, um número abaixo dos atuais oito, ao longo de toda a temporada em 2014, e vão poder usar apenas quatro nos anos seguintes. Os carros tem uma capacidade máxima de 100 kg de combustível por corrida. Os motores têm um limite de rotação de 15.000 rpm, face aos anteriores 18.000 rpm, e um único turbo compressor a funcionar com um impulso a 3,5 bar. Cada banco do sistema de escape é encaminhado para o turbo na parte traseira do motor e existe uma única saída de escape no carro.

A grande mudança é que o motor tem dois sistemas de recuperação de energia. Um recebe a energia a partir da energia cinética e pode transformar-se em 50.000 rpm, enquanto o sistema atual funciona a 38.000 rpm. A outra unidade de recuperação obtém energia a partir do excesso de calor do turbo. O novo sistema consegue recuperar cinco vezes mais energia por volta. Permite fornecer 161cv, em vez dos atuais 80cv.

A Renault começou o desenvolvimento do novo motor em janeiro de 2012 e começou por desenvolver apenas um cilindro. Foram precisos seis meses até que ficar satisfeita com a potência e eficiência de combustível e construiu um protótipo V6. Os sistemas de recuperação de energia foram adicionados em fevereiro de 2013 para o teste com o motor e a unidade final foi testada no dinamómetro este mês. O motor ainda não foi para a pista e isso só acontecerá em janeiro de 2014. A primeira corrida terá lugar em março.

A marca francesa lançou um clipe de áudio do novo motor em funcionamento numa simulação de uma parte do circuito do Grande Prémio de Singapura. Podes ouvi-lo aqui.

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