Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© foto de Rhys Millen Racing, licença: Atribuição
O recorde do Internacional Pikes Peak Hill Climb foi batido por duas vezes neste fim de semana, o primeiro a consegui-lo foi o piloto de fábrica da Porsche Romain Dumas que subiu a montanha em 9:46.18 num Porsche GT3RPorsche 911 GT3 RAlemanha, 2010 > presente4 fotografias
1 video
de 2012. Ao final do dia Rhys Millen completou a prova em 9:46.16 num Hyundai Genesis CoupeHyundai Genesis CoupéRepública da Coreia, 2013 > presente6 fotografias
de 2012.
Surpreendentemente nenhum dos carros estava inserido na classe Unlimited. Dumas estava no Pikes Peak na Classe Open e Millen na classe Time Attack. Já se esperava que o recorde fosse batido este ano porque é o primeiro ano em que todo o percurso está pavimentado. Nobuhiro Tajima era o anterior detentor do recorde anterior com um tempo de 9:51.278.
O recorde de motas também foi quebrado este ano. Carlin Dunne foi o primeiro piloto a quebrar a barreira dos 10 minutos numa motocicleta com um tempo de 9:52 numa Ducati Multistrada.
Dumas ficou chateado por não ter vencido e sentiu que o poderia ter feito se tivesse competido mais cedo. O alinhamento dos carros é definido pela classe e não pelos melhores tempos definidos no sábado. Esta situação forçou Dumas a competir mais cedo numa estrada um pouco mais húmida do que aquela que Millen teve ao final do dia. Com uma diferença de dois centésimos de segundo, uma ordem de larga diferente poderia ter feito a diferença. Foi a primeira vez que Dumas participou numa prova de hill climb.
"Nós gastamos este dinheiro para vir competir durante um fim de semana e não é justo. Sei que é mau falar assim de uma corrida sendo eu um dos novatos, mas não é justo", referiu Dumas.
Millen e o seu pai, Rod Millen já competem no Pikes Peak há vários anos e Rod detém o recorde da prova entre 1994 e 1997. Rhys quebrou em 2011 o recorde da classe Time Attack com um Genesis Coupe com um tempo de 11:04.912.
"Isto é simplesmente inacreditável. Não competimos contra os melhores do mundo como também os vencemos", referiu Millen.
A classe Unlimited foi um verdadeiro desastre este ano. Nem o Dacia DusterDacia DusterRoménia, 2010 > presente71 versões
89 fotografias
1 video
conduzido por Jean Phillipe Dayraut nem o PVA-03 de Paulo Dallenbach foram capazes de chegar ao topo da montanha. O Dacia avariou e Dallenbach teve um acidente que destruiu o carro.
O anterior recordista Tajima ao volante do Monster Sport Pikes Peak Special na Classe Electric também avariou a meio da subida.
O vídeo abaixo mostra Millen na qualificação de sábado a liderar a classe Time Attack.
Fonte: Sacramento Bee
EnciclopédiaHyundaiGenesisGenesisGenesis Coupé | Motor Linha 4 Cilindrada 122 cu in Velocidade Máxima 146 mph Transmissão 6, Manual Potência máxima 274 cv @ 6000 rpm Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço $ 57.866* baseado nos preços de Portugal custo de manutenção anual $ 2.692 |