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autoviva2014-01-27 17:20:25

Sauber adapta-se às novas regras da F1 com o C33-Ferrari

Novo carro sofreu grandes mudanças em comparação com o carro de 2013

 
 
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O design do C33-Ferrari é bastante diferente do carro de 2013 por causa das grandes mudanças nas regras da F1

A SauberSauberSauberSuíça, 1970 > presente21 modelos
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revelou o C33C33-FerrariSauber C33-FerrariSuíça, 2014 > 2014-FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
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, a interpretação da equipa das novas regras da Fórmula 1 para a temporada de 2014. As alterações aos regulamentos introduzidos este ano são, indiscutivelmente, as maiores da história da Fórmula 1.

No toca ao motor em concreto as alterações obrigaram a um conceito completamente novo. O motor naturalmente aspirado V8 de 2.4 litros da última temporada foi substituído por um motor turbo V6 de 1.6 litros, apoiado num sistema de recuperação de energia (ERS), que é duas vezes mais potente do que no passado, e com, potencialmente, dez vezes mais energia disponível.

O carro deste ano também sofre várias alterações aerodinâmicas, causadas pelas dimensões máximas regulamentadas de algumas partes do carro, o que causa uma forma completamente nova de engenharia e também de design.

"Juntas, estas mudanças representam um grande desafio para os engenheiros, especialmente com a pressão do tempo também como um fator importante. Tivemos que tomar várias decisões no chassis antes de todos os dados e informações necessárias estarem disponíveis para nós. Isso é compreensível, uma vez que o desenvolvimento do motor continua lado a lado com o resto do carro até ao último momento possível. Obviamente que isso também serve os nossos próprios interesses," explicou Eric Gandelin, Chefe de Design da Sauber F1 Team.

Nariz mais baixo

Talvez o elemento visualmente mais distinto seja o nariz muito baixo do Sauber C33-Ferrari, com um formato de focinho. A asa dianteira tem a largura máxima permitida pelos regulamentos de forma a canalizar o ar, tanto quanto possível, por baixo do carro.

O conceito da suspensão dianteira mudou ligeiramente, com molas e amortecedores novamente acionados através de um sistema biela. No entanto, as alterações aos regulamentos em termos do perfil do chassis obrigaram a alguns ajustes de detalhes.

As entradas de ar são um pouco maiores do que as do carro do ano passado porque as exigências de refrigeração da motorização e dos auxiliares aumentaram consideravelmente. Pela mesma razão, os radiadores são montados verticalmente e significativamente maiores.

Unidade de potência complexa

O motor, o sistema de recuperação de energia e a caixa de velocidades do C33 são fornecidos pela Ferrari. O motor turbo V6 de 1,6 litros tem um limite de rotação de 15.000 rpm e em cada corrida podem ser utilizados apenas 100 kg de combustível. Outra alteração aconteceu no sistema KERS, cujo impulso máximo anterior de 60 kW estava disponível durante 6,6 segundos mas agora vai passar para 120 kW durante 33 segundos por volta através das baterias. Esta potência adicional é alimentada não apenas pela energia cinética gerada durante a travagem, mas também pela energia térmica produzida pelo motor. O sistema agora é composto por dois motores elétricos/geradores, um acoplado à unidade de acionamento do motor V6 e o outro ligado ao turbocompressor.

"As mudanças radicais nas regras técnicas para 2014 significam que é ainda mais difícil do que o habitual fazer previsões para a nova temporada", explicou o Eric Gandelin. "Sabemos que tipo de pacote desenvolvemos aqui, mas é difícil prever a forma em que estão os nossos rivais. O caminho que temos seguido com o design do Sauber C33-Ferrari permite-nos o máximo de flexibilidade, para que possamos reagir rapidamente. Também é claro que a fiabilidade será um fator especialmente importante nas primeiras corridas. Portanto, esta é uma área a que temos dado uma prioridade muito alta."

A Sauber F1 Team vai participar nos testes desta semana em Jerez com uma versão inicial do Sauber C33-Ferrari. Isto significa que o carro vai estar totalmente funcional, mas sem algumas peças de performance, que vão ser apresentadas mais tarde nos dois testes no Bahrain. Eric Gandelin explicou que "por um lado, isso dá-nos tempo para maximizar o desenvolvimento destas peças relevantes de desempenho e, por outro lado, podemos conduzir o carro durante a primeira sessão de testes e verificar todos os sistemas, o que sentimos que é fundamental tendo em conta todas as alterações técnicas".

Pilotos

Em 2014 a Sauber vai manter na equipa Esteban Gutiérrez que vai ter como companheiro de equipa o alemão Adrian Sutil. Os dois vão alinhar na grelha do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2014 com a esperança de que os engenheiros lhes dêem um carro que permita que a equipa consiga dar continuidade ao forte desempenho no final da última temporada.

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