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Depois de meses de provocações, a Chrysler finalmente desembrulho o novo Viper SRT 2013, e numa pequena surpresa revelou que irá competir na American Le Mans Series. A SRT transportou o veículo para o século XXI acrescentando-lhe o cruise control, o controlo de estabilidade e o controlo de tração.
O Viper mantém o mesmo motor V10 8.4l como os Vipers anteriores, mas é cerca de 11 quilos mais leve graças a um coletor de admissão composto e do volante de alumínio. A potência e o binário foram melhorados relativamente à geração anterior e são agora de 640cv e 814Nm, respetivamente. A transmissão é uma manual de seis velocidades com um câmbio de curta distância e com um rácio de 3,55 na transmissão final.
O Viper sofreu uma enorme atualização na qualidade dos interiores, em parte graças à Ferrari. Os bancos vêm da Sabelt que também fornece os assentos para a Ferrari. A SRT também trabalhou com a Ferrari e com a Maserati para melhorar a qualidade dos materiais do interior. O painel de instrumentos vem completamente do novo Dodge Dart, mas foi modificado com uma extensa quantidade de software personalizado. Por exemplo, em vez de ter luzes de mudança, aparece uma víbora vermelha no centro do painel de instrumentos, quando os condutores chegam ao limite de rotações.
A SRT apresentou duas versões do modelo: o Viper e o Viper GTS. As versões GTS oferecem mais opções de luxo com um interior revestido a pele, mas o Viper tem uminterior mais simples mas um exterior mais agressivo. A SRT diz que é o interior mais espaçoso de sempre oferecido num Viper.
A marca admitiu que olhou para plataformas italianas quando estava a desenvolver o novo Viper, mas acabou por optar por uma versão modificada da geração anterior. Existe uma cinta de alumínio em forma de X sob o carro que prende a suspensão à capota. Enquanto o chassis é baseado no de um GTS-R e no Competition Coupe, o chassis cortou 45 quilos ao peso do carro. A Pirelli desenvolveu um composto personalizado para os pneus que têm 355 milímetros de largura na parte traseira. O Viper está ainda equipado com amortecedores Bilstein com dois modos ajustáveis, com configurações de estrada e de pista.
O design é de um puro Viper com um grande exaustor de NACA na frente. A SRT diz que o motor foi puxado para trás o suficiente para ser considerado motor central.
A grande surpresa da SRT, foi a revelação de que o Viper irá competir na ALMS juntando-se à BMW, Porsche e Corvette na classe GT. A SRT diz que o carro vai começar a competir em 2012, mas ainda não anunciou em qual corrida. Haverá dois carros inscritos com os pilotos Dominik Farnbacher, Marc Goossens, Ryan Hunter-Reay e Kuno Wittmer aos comandos. E aqui está um vídeo da versão de corrida.
EnciclopédiaSRTViper Gen.5Viper | Motor V 10 (90º vee) Cilindrada 510 cu in Velocidade Máxima 206 mph Transmissão 6, Manual Potência máxima 640 cv @ 6150 rpm Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |